A (des)construção da criança moderna nas relações internacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-07-08

Autores

Taquece, Leonardo Rodrigues

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Quem é a criança? O que é a infância? Uma pessoa é uma pessoa independente do seu tamanho e idade; e este trabalho se propõe a analisar, de forma exploratória e crítica, a construção da criança moderna e a ideia universalizada da infância como período de desenvolvimento pré-social. Considerando a "criança" como conceito flutuante que é universalizado pela Modernidade, além da recapitulação histórica acerca desse conceito na Europa e sua aplicação nas discussões internacionais sobre a infância, há o esforço de realizar uma introspecção crítica e descentralizada sobre as complexidades da(s) infância(s), seja como formulação conceitual ou como experiências vividas. Diante desse cenário, argumentamos que a criança, mesmo dependente, é um sujeito completo e tem a mesma humanidade que um adulto; e que o campo de estudos sobre a infância nas Relações Internacionais tem muito a ganhar quando se descentraliza os conceitos universalizados de “criança” e “infância” para ouvir novas contribuições ao debate. Ao fugir do cartesiano e enxergar as possibilidades teórico-metodológicas para além da desconstrução da criança, propõe-se explorar os portais que são abertos através desse diálogo que tangencia as próprias teorias das Relações Internacionais, que é o portal principal deste trabalho considerando o curso pelo qual foi feito.
Who is the child? What is childhood? A person is a person regardless of size and age; and this work aims to analyze, in an exploratory and critical way, the construction of the modern child and the universalized idea of childhood as a period of pre-social development. Considering the "child" as a floating concept that is universalized by Modernity, in addition to the historical recapitulation of this concept in Europe and its application in international discussions on childhood, there is an effort to carry out a critical and decentralized introspection on the complexities of childhood(s), either as a conceptual formulation or as lived experiences. Given this scenario, we argue that the child, even dependent, is a complete subject and has the same humanity as an adult; and that the field of childhood studies in International Relations has much to gain when the universalized concepts of “child” and “childhood” are decentralized in order to hear new contributions to the debate. By escaping the cartesian and seeing the theoretical-methodological possibilities beyond the deconstruction of the child, it is proposed to explore the portals that are opened through this dialogue that touches on the theories of International Relations, which is the main portal of this work considering the course by which it was done.
¿Quién es el niño? ¿Qué es la infancia? Una persona es una persona independientemente de su tamaño y edad; y este trabajo tiene como objetivo analizar, de manera exploratoria y crítica, la construcción del niño moderno y la idea universalizada de la infancia como período de desarrollo presocial. Considerando al "niño" como un concepto flotante universalizado por la Modernidad, además de la recapitulación histórica de este concepto en Europa y su aplicación en las discusiones internacionales sobre la infancia, se hace un esfuerzo para realizar una introspección crítica y descentralizada sobre las complejidades de la(s) infancia(s), ya sea como una formulación conceptual o como experiencias vividas. Ante este escenario, sostenemos que el niño, aunque dependiente, es un sujeto completo y tiene la misma humanidad que un adulto; y que el campo de los estudios sobre la infancia en las Relaciones Internacionales tiene mucho que ganar cuando los conceptos universalizados de “niño” e “infancia” se descentralizan para dar oídos a nuevas contribuciones al debate. Al escapar del cartesiano y ver las posibilidades teórico-metodológicas más allá de la deconstrucción del niño, se propone explorar los portales que se abren a través de este diálogo que toca las teorías de las Relaciones Internacionales, que es el portal principal de este trabajo considerando el curso por el cual se hizo.

Descrição

Palavras-chave

Criança, Infância, Modernidade, Relações Internacionais, Child, Childhood, Modernity, International Relations, Niño, Infancia, Modernidad, Relaciones Internacionales

Como citar