Publicação: Territórios do real e os percursos do imaginário: processos criativos do Grupo Pandora de Teatro
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Data
Autores
Orientador
Romano, Lucia Regina Vieira 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Essa pesquisa analisa o trabalho desenvolvido pelo Grupo Pandora de Teatro, coletivo artístico que iniciou suas atividades no ano de 2004 a partir do Projeto Teatro Vocacional, com sede no bairro de Perus, na Cidade de São Paulo. Suas práticas são examinadas sob o ponto de vista de um integrante-fundador, tendo como eixo central a relação entre Teatro e Periferia, e abordando os percursos criativos de seus espetáculos, suas referências, linhas estéticas, proposições formativas e a trajetória do grupo. Inserido no território da periferia noroeste da cidade, o grupo vivencia nessa relação sua potencialidade criativa e o fortalecimento de suas ações, afetos que se entrelaçam em dinâmicas de trabalho, nas escolhas estéticas, temáticas e políticas. Assim, pretendo apresentar os percursos criativos do Grupo Pandora de Teatro, visando evidenciar aspectos do seu trabalho e refletir sobre o fazer teatral nas bordas da cidade de São Paulo.
Resumo (inglês)
This research analyzes the work developed by Grupo Pandora de Teatro (Pandora Theater Group), an artistic collective that started its activities in the year of 2004 from the Vocational Theater Project, based in the neighborhood of Perus, in the city of São Paulo. Its practices are presented from the point of view of a founder-member, having as axis the relationship between theater and the city outlying districts, and referring to the creative processes of its performances, its references, aesthetics, formative propositions and the group's trajectory. Located in the northwestern periphery of the city, the group experiences in this relationship its creative potential and the consolidation of its actions, affections that intertwine into working dynamics, in artistic, thematic and political choices. Thus, I intend to present Grupo Pandora de Teatro’s creative pathways, aiming to highlight aspects of its work and think about the theatrical practices on the outskirts of São Paulo City.
Descrição
Palavras-chave
Teatro de grupo, Grupo Pandora de Teatro, Processo de criação, Crítica genética, Sociologia da Arte, Creative process, Group theater, Genetic criticism, Sociology of Art
Idioma
Português