Políticas públicas de Educação Financeira nas escolas estaduais de anos iniciais em Franca (SP): ações, demandas e perspectivas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-27

Autores

Fernandes, Ana Emília Gomes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo investigou políticas públicas de Educação Financeira que vigoram nas escolas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na rede estadual da cidade de Franca (SP), bem como demandas e perspectivas futuras com base no conhecimento dos educadores. Para tanto, realizou-se, inicialmente, um estudo teórico a partir de pesquisas e documentos oficiais sobre o tema Políticas Públicas de Educação Financeira nas escolas. Em seguida, foram enviados dois questionários estruturados, por meio de formulário eletrônico tipo survey, para os gestores e professores das dezessete unidades de ensino estaduais que atendem o Ensino Fundamental – Anos Iniciais - na Diretoria de Ensino – Região de Franca. O primeiro questionário buscou identificar, junto aos gestores, a existência e necessidade de políticas públicas de Educação Financeira voltadas para os estudantes, enquanto o segundo questionário visou verificar o conhecimento dos professores sobre finanças pessoais, revelando tendências comportamentais e hábitos financeiros dos docentes sobre planejamento do uso de recursos, poupança ativa, uso do crédito e investimentos. Embora haja políticas públicas de Educação Financeira vigentes no país, os resultados indicam pouco conhecimento sobre as mesmas por parte dos gestores escolares, bem como escassez de informações sobre o tema e conhecimento deficitário de finanças pessoais por parte dos docentes nas escolas pesquisadas. Desta forma, os dados levantados sugerem haver a necessidade de novas políticas de Educação Financeira direcionadas a este público. Deste modo, o produto educacional resultante do estudo constituiu-se de uma página na internet direcionada aos estudantes, professores, gestores, famílias e demais membros da comunidade escolar interessados, contendo um conjunto de informações, numa proposta de apresentação e divulgação da Educação Financeira nas escolas.
The current essay looked into the financial education public policies currently being enforced in the elementary state schools in the city of Franca, state of São Paulo, as well as demands and future prospects based on teachers’ knowledge. For this purpose, a theoretical study on researches and official documents about financial literacy public policies in schools was done. Subsequently, two structured questionnaires were sent, through online surveys, to teachers and managers of the seventeen elementary schools of the Franca area. The first survey tried to identify, along with the managers, the existence and the need for financial education public policies aimed for the students, whereas the second survey had the goal of verifying the knowledge of teachers about personal finances, revealing behavioral trends and their habits related to resource planning, savings, credit use and investments. Although there are Financial Education public policies being enforced in Brazil, the results show little awareness from school managers on the subject, as well as a lack of information and a meagre personal finances knowledge from the teachers of the researched schools. Thus, the gathered data suggests the need for new financial education policies targeting this public. Therefore, the educational product emerging from this essay was the creation of a webpage destined to students, teachers, managers, families and other interested community members, containing sets of information, proposing and spreading financial education in schools.

Descrição

Palavras-chave

Políticas Públicas, Educação Financeira, Escola Pública, Professores de Ensino Fundamental, Public Policies, Financial Education, Public Schools, Elementary School Teachers

Como citar