Aplicativo para acesso a dados do prontuário eletrônico hospitalar por pacientes da Atenção Primária à Saúde: uso para o autocuidado e informações aos profissionais.

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Data

2021-08-31

Autores

Franzini, Olga Rute da Silva

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o uso de uma ferramenta eletrônica de autocuidado entre os usuários e profissionais de uma unidade de atendimento primário em uma localidade urbana desfavorecida economicamente de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para isso utilizamos um questionário de autopreenchimento sobre a ferramenta sendo avaliada e dados socioeconômicos foi distribuído na sala de espera e para profissionais. Os dados foram submetidos a uma análise descritiva. 100 usuários e 9 profissionais da saúde fizeram parte do estudo. 41% responderam que possuem acesso fácil a internet pelo smartphone, apenas 11% dos pacientes responderam conhecer o aplicativo, sendo que somente 3 o possuíam instado em seus dispositivos. Apesar do acesso à internet móvel ser proeminente mesmo em localidades desfavorecidas, o conhecimento e utilização a ferramente é limitada. Apenas haver o acesso não é o suficiente, é necessário educar a população e os profissionais para que o uso de ferramentas eletrônicas que beneficiam a ambos se espalhe.
The objective of this research was to study the usage of a selfcare electronic health tool among the patients and professionals in a primary health clinic in an urban but socioeconomically disfavored community at a countryside city in the state of Sao Paulo. For this a self filling questionnaire concerning the tool being evaluated and socioeconomic data about the people answering it, it was distributed to patients in the waiting room and to the professional crew working at the time. The data was submitted to a descriptive analysis. 100 patients and 9 health professionals participated in the study. 41% answered that they had easy access to the internet thought their smartphone; only 11% answered that they were aware of the tool’s existence, while only 3 had the tool currently installed on their devices. Despite the easy access to mobile internet being common even in poor communities, knowledge about the electronic tool was limited. Just having an easy access to it isn’t enough, it is also necessary to educate the population and healthcare professionals so that the usage of tools that benefit both become spread out.

Descrição

Palavras-chave

Enfermagem, Aplicativos móveis, Registros eletrônicos de saúde, Saúde pública, Atenção primária à saúde, Mobile applications, Primary health care, Electronic health records, Public health, Nursing

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