Logotipo do repositório
 

Publicação:
Comitê das crianças: vozes sobre a participação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Palma Filho, João Cardoso

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Trata-se de uma pesquisa sobre a escuta infantil, na qual buscamos entender a participação das crianças, tecendo uma análise sobre como os adultos a entendem e se envolvem nesse processo. Questionamos se as proposições infantis podem encontrar espaço de validação em ações de políticas públicas. Para isso, recorremos às temáticas presentes nos textos e nos desenhos de Francesco Tonucci (Frato), idealizador do projeto Cidade das Crianças, problematizando a urbanização, o medo e a superproteção gerados pela especialização das cidades, a limitação da convivência e o afastamento dos diferentes. Em contraposição, descrevemos iniciativas que veem nas crianças referência para mudanças e relacionamos o conceito de participação com o próprio entendimento de democracia e de cidadania, trazendo os tipos e níveis participativos que vão desde a manipulação até a participação efetiva. Como campo de pesquisa, apresentamos o Comitê das Crianças de Jundiaí-SP como um laboratório sobre a participação. Devido às limitações geradas pela pandemia da Covid-19, foi necessário realizar adaptações dos instrumentos de coleta e da metodologia em si. Durante a pesquisa, compreendemos a importância de dar visibilidade a concepções que veem nas crianças a potência de atuação e referências que podem favorecer a todos pelo avanço da autonomia e da escuta, considerando as características das infâncias, como a expressão pelas múltiplas linguagens. As reflexões tiveram como principal referencial Tonucci (2010), Malaguzzi (1999) e Freire (1996).

Resumo (espanhol)

Se trata de una investigación sobre la escucha de los niños, en la que buscamos comprender la participación de los niños, tejiendo un análisis de cómo los adultos comprenden y se involucran en este proceso. Nos preguntamos si las propuestas de los niños pueden encontrar un espacio de validación en las acciones de política pública. Para ello, recurrimos a temas presentes en los textos y dibujos de Francesco Tonucci (Frato), creador del proyecto Ciudad de los Niños, problematizando la urbanización, el miedo y la sobreprotección generados por la especialización de las ciudades, la limitación de la convivencia y el alejamiento de diferentes . En cambio, describimos iniciativas que ven a los niños como un referente para el cambio y relacionan el concepto de participación con la propia comprensión de la democracia y la ciudadanía, trayendo los tipos y niveles de participación que van desde la manipulación hasta la participación efectiva. Como campo de investigación, presentamos el Comité de Niños de Jundiaí-SP como un laboratorio de participación. Debido a las limitaciones generadas por la pandemia Covid-19, fue necesario adecuar los instrumentos de recolección y la metodologia en si. Durante la investigación entendimos la importancia de dar visibilidad a concepciones que ven en los niños el poder de acción y referentes que pueden favorecer a todos a través del avance de la autonomía y la escucha, considerando las características de la infancia, como la expresión a través de múltiples lenguajes. Las reflexiones tuvieron como principal referencia a Tonucci (2010), Malaguzzi (1999) y Freire (1996).

Resumo (inglês)

This is a research on children's listening, in which we seek to understand the participation of children, weaving an analysis of how adults understand and engage in this process. We question whether children's propositions can find validation space in public policy actions. For this, we resorted to themes present in the texts and drawings of Francesco Tonucci (Frato), creator of the Cidade das Crianças project, problematizing urbanization, fear and overprotection generated by the specialization of cities, the limitation of coexistence and the distance from different . In contrast, we describe initiatives that see children as a reference for change and relate the concept of participation to the very understanding of democracy and citizenship, bringing the types and levels of participation that range from manipulation to effective participation. As a research field, we present the Children's Committee of Jundiaí-SP as a laboratory on participation. Due to the limitations generated by the Covid-19 pandemic, it was necessary to adapt the collection instruments and the methodology itself. During the research, we understood the importance of giving visibility to conceptions that see in children the power of action and references that can favor everyone through the advancement of autonomy and listening, considering the characteristics of childhoods, such as expression through multiple languages. The reflections had as main reference Tonucci (2010), Malaguzzi (1999) and Freire (1996).

Descrição

Palavras-chave

Autonomia em crianças, Percepção social em crianças, Políticas públicas

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação