CODI - co-criação de brinquedos através do uso de tecnologia

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Data

2018-12-06

Autores

Usó, Vanessa Ghiraldeli

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study reports a social Project based on a user-centered design process named CODI Project: a collaborative process to co-create toys with children hospitalized at the Cancer Hospital, through the use of Virtual Reality (VR) and 3D Printing technologies. CODI Project aims to provide an experience different from that experienced daily by hospitalized children, seeking distraction and possible relief from their fear of needles, crediting the authors of the respective drawings and valuing the development process, regardless of the esthetic result of the pieces. The Project has two main phases: (1) the cocreative process with the children; (2) the production of prototypes based on the children’s creative drawings. For the activities with the children, static virtual reality environments were created, using VR in order to distract them from the hospital environment and the situation they are and also to influence themes for drawings requested for the children to perform, at the end of the activity, using color pencils and paper. Secondly, after the selection of the drawings, 3D modeling was done through digital sculpting and the project was executed by rapid prototyping, using additive and subtractive technologies, as well as a vacuum forming machine. In this study, the development of three projects are fully reported: the activity with the childrens and the selected drawings to be modeled and transformed into toys, making these children the respective designers of their own toys. It was concluded that, despite the technology required and considerably high cost for producing custom pieces with 3D printing, the project was fully executed successfully. It was perceived a possibility of project growth for various audiences turning ideas from paper to the 3D universe. In addition, this initiative shows the potentials for interdisciplinary approaches between Product Design and Health Sciences. The challenges and benefits of this collaborative interdisciplinary process are reported herein.
Este estudo relata um projeto social baseado em um processo de design centrado no usuário chamado Projeto CODI: um processo colaborativo para co-criar brinquedos com crianças hospitalizadas no Hospital do Câncer, através do uso das tecnologias de Realidade Virtual (VR) e Impressão 3D. O Projeto CODI visa proporcionar uma experiência diferente daquela vivenciada diariamente pelas crianças hospitalizadas, buscando a distração e possível alívio do medo das agulhas, creditando os autores dos respectivos desenhos e valorizando o processo de desenvolvimento, independentemente do resultado estético das peças. O projeto tem duas fases principais: (1) o processo cocriativo com as crianças; (2) a produção de protótipos baseados nos desenhos criativos das crianças. Para as atividades com as crianças, foram criados ambientes de realidade virtual estática, utilizando a RV, a fim de distraí-los do ambiente hospitalar e da situação em que se encontram e também influenciar temas para desenhos solicitados para as crianças realizarem, no final da atividade, usando lápis de cor e papel. Em segundo lugar, após a seleção dos desenhos, a modelagem 3D foi feita através de esculturas digitais e o projeto foi executado por meio de prototipagem rápida, utilizando tecnologias aditivas e subtrativas, além de uma máquina de vacuum forming. Neste estudo, o desenvolvimento de três processos é totalmente relatado: a atividade com as crianças e os desenhos selecionados para serem modelados e transformados em brinquedos, tornando essas crianças os respectivos designers de seus próprios brinquedos. Concluiu-se que, apesar da tecnologia exigida e do custo consideravelmente alto para a produção de peças personalizadas com impressão 3D, o projeto foi totalmente executado com sucesso. Percebeu-se uma possibilidade de crescimento do projeto para diversos públicos transformando ideias do papel para o universo 3D. Além disso, esta iniciativa mostra os potenciais para abordagens interdisciplinares entre Design de Produto e Ciências da Saúde. Os desafios e benefícios deste processo interdisciplinar colaborativo são relatados neste documento.

Descrição

Palavras-chave

Technology, Rapid prototyping, Toys, Tecnologia, Prototipagem rápida, Brinquedos, 3D

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