Bildungsgeist: práticas colaborativas de formação de professores de língua alemã

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-11-05

Autores

Pires, Ânderson da Costa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta dissertação está centrada na questão da formação inicial de licenciandos que cursam Letras (português/alemão) na UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Para implementar o estudo apresentado, criou-se um contexto com potencial reflexivo e colaborativo sobre formação docente, bem como sobre a indissociabilidade entre teoria e prática (VYGOTSKY, 1934; FREIRE, 1996). O trabalho desenvolvido visou levar os participantes a desenvolverem habilidades pedagógicas de maneira colaborativa. A implementação das quatro oficinas de metodologia que integraram estudantes que atuavam em projetos de extensão da FCL/Assis, ocorreram em momento de exceção histórica: a pandemia da covid-19. O objetivo desta pesquisa, então, consiste em analisar como se organizavam estudantes de licenciatura em Letras português/alemão de níveis de proficiência diferentes quando colocados para trabalhar em regime de colaboração, em oficinas online de planejamento de aulas de língua alemã. Inicialmente, traçou-se uma breve história acerca do processo histórico-cultural do ensino de língua alemã no Brasil, uma narrativa atrelada aos aspectos históricos e culturais necessários para compor a reflexão dos docentes em processo de formação inicial. Tal articulação histórico-cultural do ensino de língua alemã, dentro da FCL/Assis, foi realizada por meio de entrevista livre e pesquisa bibliográfica, além da utilização de questionários, transcrição das oficinas de planejamento, diários de observação e conversas via WhatsApp como instrumentos de coleta de dados. O trabalho está centrado na formação inicial de professores de língua estrangeira, no desenvolvimento da autonomia e da identidade desses futuros docentes (LEFFA, 1988, 2001; ALMEIDA FILHO, 2001, 2007; VIEIRA-ABRAHÃO, 2010, 2015). A metodologia que serviu de esteio foi a pesquisa qualitativa na modalidade de um estudo de caso (ANDRÉ, 1984; TELLES, 2002; CHIZZOTTI, 2003). Entre os resultados, identificou-se: um modo de realização de práticas alternativas utilizando o ensino remoto; o papel protagonista de todos os participantes, incluindo os menos experientes; o feedback que foi possível oferecer a eles; a criação de um repositório online compartilhado.
This Master’s study is centered on the initial teacher training of Modern Languages students (Portuguese/German) of UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Within the study presented, there was created a context with a reflective and collaborative potential on the teacher training itself, as well as on the inseparability between theory and practice (VYGOTSKY, 1934; FREIRE, 1996). In order to develop pedagogical skills in a collaborative way, there have been implemented four methodology workshops for students working on FCL/Assis outreach projects for teaching, during an exception moment in history: the covid-19 pandemic. The proposal of this work aimed to analyze how Modern Languages students of Portuguese/German of different proficiency levels in German were organized when placed to work in collaboration in online workshops for planning German-language classes. First of all, there was drawn a brief outline about the historical-cultural process of German-language teaching in Brazil, a narrative linked to the historical and cultural aspects necessary to compose the construction of the teacher’s thinking in the process of initial teacher training. Such a cultural-historical articulation of German-language teaching within FCL/Assis was carried out through free interviews and bibliographic research, in addition to the use of questionnaires, transcription of planning workshops, observation journals and conversations via WhatsApp as data collection instruments. The work is centered on the initial training of foreign language teachers, on the development of autonomy and on the construction of the identity of these future teachers (LEFFA, 1988, 2001; ALMEIDA FILHO, 2001, 2007; VIEIRA-ABRAHÃO, 2010, 2015). The methodology that served as a mainstay for the investigation was qualitative research in the form of a case study (ANDRÉ, 1984; TELLES, 2002; CHIZZOTTI, 2003). Among the results, it was identified: a way of carrying out alternative practices using remote teaching; the protagonist role of all participants, including the less experienced ones; the feedback that is possible to offer them; building a shared online repository.
Diese Masterarbeit beschäftigt sich mit der Lehrer*innenausbildung von Studierenden der brasilianischen Universität UNESP Faculdade de Ciências e Letras (FCL) de Assis, die Sprach- und Literaturwissenschaften (Portugiesisch/Deutsch) studieren. Für die Untersuchung wurde ein potentiell reflexiver und kooperativer Kontext zum gegenseitigen Austausch über Lehrer*innenausbildung sowie zur Diskussion über die Untrennbarkeit von Theorie und Praxis geschaffen (VYGOTSKY, 1934; FREIRE, 1996). Um pädagogische Fertigkeiten auf kollaborative Art und Weise zu entwickeln, wurden vier Methodologie-Workshops, für Studierende, der Sprach- und Literaturwissenschaft dürchgeführt, die an der FCL/Assis in universitären „Third Mission“-Projekten in der Lehre arbeiteten. Die Studie fand, während einem Ausnahmemoment in der Geschichte statt: während der Covid-19-Pandemie. Das Ziel der Arbeit war zu analysieren, wie sich Lehramt-Studierende im Fach Portugiesisch/Deutsch mit ihren unterschiedlichen Deutsch-Niveaus in Deutsch organisieren, wenn sie in Online-Methodologie-Workshops zur Planung von Deutschunterricht zusammenarbeiten sollen. In einem ersten Schritt wird eine kurze Übersicht über den historisch-kulturellen Prozess des Deutschunterrichts in Brasilien gegeben. Dieser ist notwendig, um die Konstruktion des Lehrendendenkens in der Lehrer*innenausbildung zu verstehen. Zum Herausarbeiten der historisch-kulturell gewachsenen Aspekte des Deutschunterrichts an der FCL/Assis wurden einerseits freie Interviews und Literaturrecherchen durchgeführt, andereseits auch Fragebögen, Transkripte der durchgeführten Workshops, Beobachtungsjournale und Konversationen über WhatsApp als Instrumente der Datensammlung genutzt. Im Zentrum der Arbeit steht die Ausbildung von Fremdsprachenlehrer*innen, die Entwicklung von Autonomie und die Identität von zukünftigen Lehrer*innen (LEFFA, 1988, 2001; ALMEIDA FILHO, 2001, 2007; VIEIRA-ABRAHÃO, 2010, 2015). Methodologisch wurde eine qualitative Forschung in Form einer Fallstudie durchgeführt (ANDRÉ, 1984; TELLES, 2002; CHIZZOTTI, 2003). Folgende Ergebnisse konnten herausgearbeitet werden: Distanzlernen als alternative Lehr/Lernmöglichkeit; alle Teilnehmer*innen waren Protagonist*innen, auch die weniger erfahrenen; die Wichtigkeit des gegebenen Feedbacks; der Aufbau eines gemeinsamen Online-Archivs für Unterrichtsmaterialen.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Formação de professores, Ensino de língua alemã, Prática reflexiva, Atividade colaborativa, Planejamento de ensino, Education, Teacher training, German language teaching, Reflective practice, Collaborative activity, Teaching Planning, Lehrer*innenausbildung, Deutschunterricht, Reflektierende Praxis, Kooperationspraktiken, Unterrichtsplanung

Como citar