Contribuições da literatura ao ensino de sociologia: o cortiço como conteúdo na mediação didática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-13

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A história da sociologia no Brasil é marcada por uma série de particularidades que aponta para a dificuldade de permanência no núcleo de ensino obrigatório da Educação Básica, bem como da elaboração de práticas de ensino voltadas para a aprendizagem da sociologia. Assim, este trabalho está dividido em três seções. Na primeira, é apresentada a trajetória do ensino de sociologia nas escolas, alocando o debate para o tempo presente, em que, com a Nova BNCC, a sociologia mais uma vez deixa de integrar o currículo como disciplina obrigatória. Na defesa da sociologia como disciplina capaz de dar sentido à escola, é apresentada a proposta de abordagem da disciplina a partir da leitura literária, apontando para a possibilidade de trabalhar com os estudantes de maneira interligada com o ensino de literatura. Na segunda seção é feito um balanço da relação existente entre a sociologia e a literatura, propondo aproximações que possam confirmar a dimensão epistemológica da literatura para a produção de conhecimento sobre a sociedade, bem como o desenvolvimento do pensamento social brasileiro em íntima relação com o ensaio e a literatura. Por fim, na última seção, é desenvolvida uma sequência didática com a obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, com o objetivo de exemplificar as aproximações entre a literatura e temas de pertinência sociológica, como a sociabilidade, a cultura, a identidade e a desigualdade. Sem perder de vista que a análise das partes não se separa do conjunto, e tomando como referência o currículo do Estado de São Paulo, a abordagem sugere o permanente exercício de integração e revisão do conhecimento.
The sociology’s history in the Brazilian high school is associated with particularities that explain the difficulty in keeping it included in the school curriculum, as well as in elaborating teaching practices aimed at learning sociology. Thus, this work is divided into three parts. In the first part, the trajectory of sociology teaching in schools is presented, allocating the debate in the current time, with the Nova BNCC, which ceased sociology, once again, to be part of the curriculum as a compulsory discipline. When defending that sociology as a discipline be capable of giving meaning to school, the proposed approach towards the discipline, based on literary reading, is presented, pointing the possibility of working with students in interconnected way with the teaching of literature. The second part assesses the relationship between sociology and literature, proposing approaches that can confirm the epistemological dimension of literature in the production of knowledge about society, as well as the development of Brazilian social thought in close relationship with essay and literature. Finally, in the last part, a didactic sequence is developed with O Cortiço, by Aluísio Azevedo, exemplifying the approach between literature and themes of sociological relevance, such as sociability, culture, identity and inequality. The analysis of the parts is not separate from the whole, and taking as a reference the São Paulo curriculum, the approach suggests the permanent exercise of integration and revision of knowledge.

Descrição

Palavras-chave

Sociologia, Literatura, Ensino, Currículo, Sequência didática, Sociology, Literature, Teaching, Curriculum, Didactic sequence

Como citar

FALCHETTI, Crisliane Aparecida. Contribuições da literatura ao ensino de sociologia: o cortiço como conteúdo na mediação didática. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2021.