A inclusão de surdos no ensino superior no Brasil e na França: aspectos educacionais, linguísticos e políticos

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Data

2021-11-25

Autores

Roma, Alessandra Ferreira Di

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa constitui-se em analisar os aspectos educacionais, linguísticos e políticos do processo de inclusão de surdos no ensino superior, bem como investigar os fatores que prejudicaram ou promoveram o acesso e a formação destes nessa etapa de ensino, por meio das percepções de dois estudantes surdos e de dois professores, em uma universidade pública brasileira (UFSC) e uma universidade pública francesa (Universidade Paris 8), ambas com experiência na inclusão de surdos. Para atingir esses objetivos, apoiamo-nos na proposta metodológica dos “núcleos de significação”, que nos auxiliou no tratamento dos resultados constituídos e na forma de analisar os dados. Nossa pesquisa é de cunho qualitativo, com características de um estudo de caso e tem como base teórica principalmente os estudos de Bakhtin (1895-1975), Volóchinov (1895-1936) e Medvedvev (1892-1938) a partir da qual abordamos as categorias língua, linguagem, signo ideológico, ideologia, significação, sentido, enunciados e interação. Ademais, para compreendermos a dimensão subjetiva dos processos da constituição humana, bem como seus aspectos históricos e contraditórios apoiamo-nos nos estudos de Vigotski (1896-1934), Leontiev (1903- 1979) e Luria (1902-1977). Nossa tese é de que a inclusão dos estudantes surdos na universidade não significa apenas o acesso, mas pressupõe condições educacionais e linguísticas que favoreçam os processos de aprendizagem e participação destes sujeitos ao longo de sua formação, para reduzir a exclusão no contexto educacional, acadêmico e social. Consideramos que, para que ocorra a inclusão no ensino superior para os estudantes surdos é necessário reestruturar culturas e práticas pedagógicas, desde a educação básica até as instituições de ensino superior, respondendo continuamente à diversidade e as necessidades linguísticas dessas pessoas. Por fim, destacamos aqui um desafio que consideramos primordial e que identificamos na fala dos dois estudantes surdos participantes da nossa pesquisa, a importância do efetivo reconhecimento e valorização da língua de sinais, não apenas no ensino superior, mas na sociedade, o que implicaria sua validação como língua educacional e acadêmica, em todas as etapas de educação e de modo contínuo. As línguas de sinais, seja a Libras ou a LSF, permanecem ainda línguas minoritárias, e enfrentam os precedentes ligados a uma tradição de pensamento que prioriza as línguas orais majoritárias, como o português e o francês, como modos privilegiados nos processos de construção da expressão reflexiva e de produção do conhecimento científico. Além disso, notamos que as dificuldades enfrentadas por estudantes surdos, desde o ensino básico até o ensino superior, para o domínio e uso da escrita, são amplamente justificáveis, visto que as propostas educacionais desenvolvidas ao longo das últimas décadas não se mostraram ainda plenamente eficientes e, como resultado, muitos sujeitos surdos após anos de escolarização apresentam uma série de dificuldades com o uso da escrita, não tendo um domínio adequado dos conteúdos acadêmicos. Por fim, esperamos que nosso trabalho contribua para o avanço das produções teóricas que tratam da educação inclusiva de estudantes surdos no ensino superior, a partir da investigação dos desafios e possibilidades que envolvem o processo de formação destes indivíduos nesse nível de ensino. Além disso, visamos colaborar com a discussão sobre o lugar e o papel da língua de sinais na universidade, de acordo com a aplicação das políticas educacionais, linguísticas e públicas nesse contexto formativo.
L'objectif principal de cette recherche est d'analyser les aspects éducatifs, linguistiques et politiques du processus d'inclusion des personnes sourdes dans l'enseignement supérieur, ainsi que d'enquêter sur les facteurs qui ont entravé ou favorisé l'accès et la formation de ces étudiants à ce stade de l'éducation, à travers les perceptions de deux étudiants sourds et de deux enseignants dans une université publique brésilienne (UFSC) et une université publique française (Université Paris 8), toutes deux ayant une expérience dans l'inclusion des personnes sourdes. Pour atteindre ces objectifs, nous nous appuyons sur la proposition méthodologique des "noyaux de signification", qui nous a aidés dans le traitement des résultats et la manière d'analyser les données. Notre recherche est de type qualitative, avec les caractéristiques d'une étude de cas et a comme base théorique principalement les études de Bakhtin (1895-1975), Volóchinov (1895-1936) et Medvedvev (1892-1938) à partir desquelles nous abordons les catégories langue, langage, signe idéologique, idéologie, signification, sens, énoncés et interaction. En outre, pour comprendre la dimension subjective des processus de constitution humaine, ainsi que ses aspects historiques et contradictoires, nous nous appuyons sur les études de Vygotsky (1896-1934), Leontiev (1903-1979) et Luria (1902-1977). Notre thèse est que l'inclusion des étudiants sourds à l'université ne signifie pas seulement l'accès, mais présuppose des conditions éducatives et linguistiques qui favorisent les processus d'apprentissage et de participation de ces sujets tout au long de leur formation, pour réduire l'exclusion dans le contexte éducatif, académique et social. Nous pensons que, pour que l'inclusion des étudiants sourds dans l'enseignement supérieur se produise, il est nécessaire de restructurer les cultures et les pratiques pédagogiques, de l'éducation de base aux institutions d'enseignement supérieur, en répondant continuellement à la diversité et aux besoins linguistiques de ces personnes. Enfin, nous soulignons ici un défi que nous considérons comme primordial et que nous avons identifié dans le discours des deux étudiants sourds participant à notre recherche, l'importance de la reconnaissance et de l'appréciation effectives de la langue des signes, non seulement dans l'enseignement supérieur, mais dans la société, ce qui impliquerait sa validation en tant que langue éducative et académique, à tous les stades de l'enseignement et de manière continue. Les langues des signes, qu'il s'agisse de la Libras ou de la LSF, restent encore des langues minoritaires et font face aux précédents liés à une tradition de pensée qui privilégie les langues orales majoritaires, comme le portugais et le français, comme modes privilégiés dans les processus de construction de l'expression réflexive et de production de la connaissance scientifique. En outre, nous constatons que les difficultés rencontrées par les étudiants sourds, de l'école élémentaire à l'enseignement supérieur, pour la maîtrise et l'utilisation de l'écriture, sont largement justifiables, au vue du fait que les propositions éducatives développées au cours des dernières décennies ne se sont pas encore révélées pleinement efficaces et, par conséquent, de nombreux sujets sourds après des années de scolarité présentent une série de difficultés avec l'utilisation de l'écriture, ne disposant pas d'un maîtrise adéquate de contenus académiques. Enfin, nous espérons que notre travail contribue à l'avancement des productions théoriques qui traite de l'éducation inclusive des étudiants sourds dans l'enseignement supérieur, à partir de l'investigation des défis et des possibilités qui impliquent le processus de formation de ces individus à ce niveau d'enseignement. Par ailleurs, nous souhaitons collaborer à une discussion sur la place et le rôle de la langue des signes à l'université, ainsi que sur l'application des politiques éducatives, linguistiques et publiques dans ce contexte formatif.
The main objective of this research is to analyze the educational, linguistic and political aspects of the process of inclusion of deaf people in higher education, as well as investigate the factors that hindered or promoted the access and training of these students in this stage of education, through the perceptions of two deaf students and two teachers in a public Brazilian university (UFSC) and a public French university (University Paris 8), both with experience in the inclusion of deaf people. To achieve these goals, we rely on the methodological proposal of "nuclei of meaning", which helped us in the treatment of the results and how to analyze the data. Our research is qualitative in nature, with characteristics of a case study and has as its theoretical basis mainly the studies of Bakhtin (1895-1975), Volóchinov (1895-1936) and Medvedvev (1892-1938) from which we address the categories tongue, language, ideological sign, ideology, signification, meaning, enunciated and interaction. Moreover, to understand the subjective dimension of the processes of human constitution, as well as its historical and contradictory aspects, we rely on the studies of Vygotsky (1896-1934), Leontiev (1903-1979) and Luria (1902-1977). Our thesis is that the inclusion of deaf students at university does not mean only access, but presupposes educational and linguistic conditions that favor the learning and participation processes of these subjects throughout their formation, to reduce exclusion in the educational, academic and social context. We consider that, for inclusion in higher education to occur for deaf students, it is necessary to restructure cultures and pedagogical practices, from basic education to higher education institutions, responding continuously to the diversity and linguistic needs of these people. Finally, we highlight here a challenge that we consider paramount importance and that we identified in the speech of the two deaf students participating in our research, the importance of the effective recognition and appreciation of sign language, not only in higher education, but in society, which would imply its validation as an educational and academic language, in all stages of education and continuously. Sign languages, whether Libras or LSF, still remain minority languages, and face the precedents linked to a tradition of thought that prioritizes the majority oral languages, such as Portuguese and French, as privileged modes in the processes of construction of reflective expression and production of scientific knowledge. Moreover, we note that the difficulties faced by deaf students, from primary schools to higher education, for the master and use of writing, are widely justifiable, since the educational proposals developed over the last decades have not yet proved fully efficiency and, as a result, many deaf subjects after years of schooling present a series of difficulties with the use of writing, not having an adequate master of academic content. Finally, we hope that our work contributes to the advancement of theoretical productions that deal with the inclusive education of deaf students in higher education, from the investigation of the challenges and possibilities that involve the training process of these individuals at this level of education. Furthermore, we aim to collaborate with the discussion on the place and role of sign language at university, according to the application of educational, linguistic and public policies in this formative context.

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Palavras-chave

Inclusão, Ensino superior, Surdez, Linguagem, Língua de sinais, Inclusion, Higher education, Deafness, Language, Sign language

Como citar

Roma, Alessandra Ferreira Di. A inclusão de surdos no ensino superior no Brasil e na França: aspectos educacionais, linguísticos e políticos. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021.