Colonização japonesa no estado de São Paulo: mobilidade e organização espacial - 1908 a 1924

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Data

2021-09-28

Autores

Oba, Diego Bermejo

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A historiografia acerca da imigração japonesa no Estado de São Paulo destaca dois períodos: o primeiro tem início no ano de 1908, quando vêm os primeiros japoneses como assalariados para trabalhar nas lavouras de café, subsidiados pelo governo paulista e, em parte, pelos fazendeiros. O segundo tem início em 1925, quando a vinda dos japoneses passa a ser subsidiada pelas companhias de imigração japonesas, até 1941, quando cessou o acordo de cooperação entre os dois países em função da 2ª Guerra Mundial. Neste primeiro período, a partir de 1911, muitos dos trabalhadores se tornaram pequenos proprietários de glebas, em empreendimentos organizados pelas companhias colonizadoras japonesas ou por iniciativa particular, em diferentes regiões do estado de São Paulo. O mapeamento destas colônias japonesas neste primeiro período (1908 a 1924) é o objetivo da presente dissertação. Especificamente procura-se entender a mobilidade espacial dos japoneses no Estado de São Paulo; a verificação da sua correlação com o sistema ferroviário; os modelos de implantação das colônias; a estrutura sócio-espacial e as espécies cultivadas. O levantamento do material deu-se, em um primeiro momento, através de Arquivos e Museus e, em um segundo momento, frente à pandemia Covid-19, fundamentalmente através de fontes secundárias disponíveis online. Para o mapeamento, utilizou-se o software livre Q-GIS, sobrepondo a rede ferroviária e as colônias japonesas que puderam ser identificadas, além de outros mapeamentos, visando contribuir para os objetivos a serem alcançados.
The historiography about Japanese immigration in São Paulo has two periods. The first one begins in 1908, when Japaneses were hired to work in the coffee plantations, funded by both the gover nment of the state and the farmers; and the second period, from1925, when the Japaneses s tarted to be financed by the Japanese immigration companies, to 1941, when the cooperation agreement between the two countries ceased due to the Second World War. In the first period, starting in 1911, a lot of workers became small owners of tracts, in enterprises organized by the Japanese colonizing companies or by private initiative in different regions of São Paulo state. The mapping of these Japanese colonies in this first period (from 1908 to 1924) is the goal of this essay. Specifically, it seeks to understand the Japanese people mobility into São Paulo state’s; the interconnection of it with the railway system; the settlements implantation models; the social-spatial structure and the cultivated species. The material survey took place at first through Archives and Museums and, at a second moment, due to the Covid-19 pandemic, fundamentally through secondary sources available online. For the mapping, the free software Q-GIS was used, overlapping the maps of the railroad system and the Japanese territory that could be identified, besides another mappings aiming to contribute to the purposes to be reached.

Descrição

Palavras-chave

Colônias japonesas, Modelos de colônias japonesas, Ferrovias paulistas, Japanese colonies, Japanese colonies models, São Paulo railways

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