Os discursos midiáticos e o adolescente no contexto escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-03

Autores

Carrino, Adauto Luiz [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os discursos midiáticos estão presentes nas escolas por meio da atualidade, em que são apresentados pelas vozes dos adolescentes, pela relação do eu e o outro, a partir da alteridade, do reconhecimento do outro, em reflexos pelo seu discurso. Frente a esse pensamento, estabelecemos como hipótese a ideia de que os discursos midiáticos podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do sujeito adolescente no contexto escolar. A partir dessa hipótese, questionamos: quais os discursos midiáticos frequentemente veiculados ao contexto escolar e sua relação com o sujeito adolescente em tal contexto? Frente a tal hipótese e questionamento o presente estudo objetivou demonstrar os possíveis discursos midiáticos que circulam no contexto escolar e a relação com o sujeito adolescente em tal contexto. Fundamentado pelos pressupostos bakhtinianos, este trabalho se articula uma compreensão sobre os enunciados midiáticos e sua interferência no contexto escolar e na relação de alteridade, com 19 sujeitos, sendo 18 adolescentes com idade entre 16 a 18 anos, matriculados no primeiro e terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Administração, de uma Escola Técnica, situada em um município de pequeno porte, no interior paulista. O outro sujeito é o pesquisador com 31 anos, sendo este docente de Marketing no mesmo curso e unidade escolar. Para a realização do presente estudo, recorremos à pesquisa de campo e pesquisa documental. Nesse sentido, a pesquisa de campo foi subsidiada por pressupostos da pesquisa colaborativa, por meio do encontro dialogado, realizado a partir de uma plataforma on-line, constituindo uma colaboração e diálogo entre protagonistas adolescentes pesquisado e o protagonista pesquisador. Esse processo consistiu-se em quatro momentos distintos, virtuais e coletivos, com duração aproximada de uma hora e periodicidade semanal, norteados a partir da inquirição sobre quais mídias os protagonistas mais utilizam/visualizam e sua possível influencia/implicação ao contexto escolar. Para instaurar o dialogismo característico do encontro dialogado, o discurso livre sobre tal questionamento foi incentivado, além disso, registado em vídeo e áudio, por meio da plataforma on-line, disponibilizada pela própria escola para tal registro. Cabe ressaltar, que o conceito de encontro dialogado é aqui compreendido como um cronotopo específico, o qual ocorreu num espaço e tempo específico. Já na pesquisa documental, foi disposta a possibilidade de evidenciar entre os enunciados do documento vinculado ao discurso da escola, gerando analise e voz a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), em relação ao uso das mídias, como é previsto e utilizado no campus escolar. Sobre a metodologia, o pensamento teórico e a análise dos dados gerados foram subsidiados pelos pressupostos bakhtinianos e seu Círculo, no que diz respeito, especialmente, às categorias de compreensão de alteridade e dialogismo, inerentes ao encontro dialogado, como possibilidade de geração de resultados. Com este estudo, despertamos o conhecimento frente aos discursos midiáticos e suas múltiplas vozes, que podem ser diretrizes no âmbito escolar, bem como suas implicações nas informações, difusoras do conhecimento, as quais articulam ideias, movimentos de ensino e aprendizagem no contexto escolar do adolescente. Além do olhar sob a compreensão destes discursos midiáticos e sua interferência na linguagem, na constituição escolar e na alteridade do sujeito adolescente em processo de formação.
Media discourses are present in schools through the present time, in which they are presented by the voices of adolescents, by the relationship between me and the other, from alterity, from the recognition of the other, in reflections by their discourse. Faced with this thought, we hypothesized the idea that media discourses can contribute to the teaching and learning process of the adolescent subject in the school context. Based on this hypothesis, we ask: what are the media discourses frequently conveyed to the school context and their relationship with the adolescent subject in such context? Faced with this hypothesis and questioning, this study aimed to demonstrate the possible media discourses that circulate in the school context and the relationship with the adolescent subject in such context. Based on Bakhtinian assumptions, this work articulates an understanding of media utterances and their interference in the school context and in the relationship of otherness, with 19 subjects, 18 adolescents aged between 16 and 18 years old, enrolled in the first and third year of education Medium Integrated to the Technical Course in Administration, from a Technical School, located in a small town, in the interior of São Paulo. The other subject is the 31-year-old researcher, who is a Marketing professor in the same course and school unit. To carry out this study, we resorted to field research and documentary research. In this sense, the field research was supported by the assumptions of collaborative research, through the dialogued meeting, carried out from an online platform, constituting a collaboration and dialogue between the researched teenage protagonists and the researcher protagonist. This process consisted of four distinct moments, virtual and collective, lasting approximately one hour and weekly, guided by the inquiry into which media the protagonists most use/view and their possible influence/implication in the school context. In order to establish the dialogism characteristic of the dialogued meeting, the free speech about such questioning was also encouraged, recorded in video and audio, through the online platform, made available by the school for such registration. It is noteworthy that the concept of dialogued meeting is understood here as a specific chronotope, which took place in a specific space and time. In the documentary research, however, the possibility of evidencing among the statements of the document linked to the school's discourse was arranged, generating analysis and voice the Common National Curriculum Base - BNCC (BRASIL, 2018), in relation to the use of media, as foreseen and used on the school campus. Regarding the methodology, theoretical thinking and analysis of the generated data were supported by Bakhtinian assumptions and his Circle, with regard, especially, to the categories of understanding otherness and dialogism, inherent to the dialogued meeting, as a possibility of generating results. With this study, we awaken knowledge in the face of media discourses and their multiple voices, which can be guidelines in the school environment, as well as their implications for information, diffusers of knowledge, which articulate ideas, teaching and learning movements in the adolescent's school context. . In addition to looking at the understanding of these media discourses and their interference in language, in school constitution and in the alterity of the adolescent subject in the training process
Los discursos mediáticos están presentes en las escuelas hasta la actualidad, en la que son presentados por las voces de los adolescentes, por la relación entre el yo y el otro, desde la alteridad, desde el reconocimiento del otro, en las reflexiones de su discurso. Frente a este pensamiento, planteamos la hipótesis de que los discursos mediáticos pueden contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje del sujeto adolescente en el contexto escolar. A partir de esta hipótesis nos preguntamos: ¿cuáles son los discursos mediáticos que se transmiten con frecuencia al contexto escolar y su relación con el sujeto adolescente en dicho contexto? Ante esta hipótesis y cuestionamientos, este estudio tuvo como objetivo demostrar los posibles discursos mediáticos que circulan en el contexto escolar y la relación con el sujeto adolescente en dicho contexto. Partiendo de los supuestos bakhtinianos, este trabajo articula una comprensión de los enunciados mediáticos y su interferencia en el contexto escolar y en la relación de alteridad, con 19 sujetos, 18 adolescentes de entre 16 y 18 años, matriculados en primer y tercer año de educación. Medio Integrado al Curso Técnico en Administración, de una Escuela Técnica, ubicada en un pequeño pueblo, en el interior de São Paulo. El otro sujeto es el investigador de 31 años, que es profesor de Marketing en el mismo curso y unidad escolar. Para la realización de este estudio se recurrió a la investigación de campo y la investigación documental. En este sentido, la investigación de campo se apoyó en los supuestos de la investigación colaborativa, a través del encuentro dialogado, realizado desde una plataforma en línea, constituyendo una colaboración y diálogo entre los protagonistas adolescentes investigados y el investigador protagonista. Este proceso consistió en cuatro momentos distintos, virtuales y colectivos, de aproximadamente una hora y semanales, guiados por la indagación sobre qué medios usan / ven más los protagonistas y su posible influencia / implicación en el contexto escolar. Con el fin de establecer el dialogismo característico del encuentro dialogado, también se incentivó la libertad de expresión sobre dicho cuestionamiento, grabado en video y audio, a través de la plataforma en línea, puesta a disposición por la escuela para dicho registro. Es de destacar que el concepto de encuentro dialogado se entiende aquí como un cronotopo específico, que tuvo lugar en un espacio y tiempo específico. En la investigación documental, sin embargo, se dispuso la posibilidad de evidenciar entre los enunciados del documento vinculados al discurso de la escuela, generando análisis y voz la Base Curricular Nacional Común - BNCC (BRASIL, 2018), en relación al uso de los medios, según lo previsto y utilizado en el campus de la escuela. En cuanto a la metodología, el pensamiento teórico y el análisis de los datos generados se apoyaron en los supuestos de Bakhtinian y su Círculo, en lo que respecta, especialmente, a las categorías de comprensión de la alteridad y el dialogismo, inherentes al encuentro dialogado, como posibilidad de generar resultados. Con este estudio, despertamos conocimientos frente a los discursos mediáticos y sus múltiples voces, que pueden ser lineamientos en el ámbito escolar, así como sus implicaciones para la información, difusores de conocimiento, que articulan ideas, movimientos de enseñanza y aprendizaje en la adolescencia. contexto escolar. Además de mirar la comprensión de estos discursos mediáticos y su injerencia en el lenguaje, en la constitución escolar y en la alteridad del sujeto adolescente en el proceso de formación

Descrição

Palavras-chave

Discursos Midiáticos, Adolescente, Educação, Alteridade, Contexto Escolar, Media Discourse, Adolescent, Education, Alterity, School context, Discurso Mediático, Educación, Alteridad

Como citar