Publicação: Teorema de Pitágoras a partir da história da matemática
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This work is a qualitative research, in the area of the Maths Education, which aims to present an analysis of what students say about the Pythagorean Theorem, when they develop their demonstration from the idea of area. The data produced for the research were the result of activities developed with a group of 6 students, from the 9th grade of elementary school, in a private school in the town of Guaratingueta/SP. The proposed activities were developed using manipulative materials. We highlight, in the analysis, the way in which students expressed their reasoning in relation to the abstract form of the theorem. The replies presented by the students showed a difficulty in the way in which they expressed their Maths writing. Thus, from Danyluk’s ideas, we emphasize the importance of written expression in Math
Resumo (português)
Este trabalho trata se de uma pesquisa qualitativa, na área de Educação Matemática, que tem como objetivo apresentar uma análise sobre o que os alunos dizem a respeito do Teorema de Pitágoras, quando desenvolvem sua demonstração a partir da ideia de área. Os dados produ-zidos para a pesquisa foram resultantes de atividades desenvolvidas com um grupo de 6 alu-nos, do 9º ano do Ensino Fundamental, em um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guaratinguetá/SP. As atividades propostas foram desenvolvidas utilizando materiais mani-pulativos. Destacamos, na análise, a maneira com que os alunos expressaram seu raciocínio em relação a forma abstrata do teorema. As respostas apresentadas pelos alunos evidenciaram uma dificuldade no modo pelo qual eles expressaram sua escrita matemática. Dessa forma a partir das ideias de Danyluk, ressaltamos a importância da expressão escrita em Matemática.
Descrição
Palavras-chave
Pythagorean theorem, Qualitative research, Manipulative materials, Maths writing, Teorema de Pitágoras, Pesquisa qualitativa, Materiais manipulativos, Escrita em matemática, Pitágoras, Teorema de, Matemática - Estudo e ensino, Material didático
Idioma
Português