Sistematização de indicadores de sustentabilidade aplicáveis à unidades educacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-06

Autores

Silva e Souza, Bárbara

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The discussion of environmental problems is increasingly in evidence, while the historical consequences of environmentally irresponsible development are reaching catastrophic proportions. The search for mitigation of these problems and for sustainable development is based on education, which acts to change habits and customs. In the context of formal education, the school environment has the role of teaching by example, influencing students and the community with sustainable actions. Despite the relevance of the topic, there is some difficulty in measuring these actions and their effectiveness, and for that, it is necessary to use sustainability indicators, arranged in tools capable of qualifying institutions and guiding changes in environmental issues. In this context, this work aimed to propose sustainability indicators applicable to educational units in the Brazilian territory, from the adaptation of sustainability assessment tools, with different approaches, consolidated nationally and internationally, in addition to having double validation and consultation to experts in sustainability and education from across the country. A model consisting of three axes, thirteen categories, fifty-one subcategories of level 1 and seventy-seven subcategories of level 2 was obtained, capable of supporting the development of an environmental certification instrument and ensuring the quality of education for sustainability in formal education.
A discussão acerca de problemas ambientais está cada vez mais em evidência, ao passo que as consequências históricas do desenvolvimento ambientalmente irresponsável estão alcançando proporções catastróficas. A busca pela mitigação destes problemas e pelo desenvolvimento sustentável possui como base a educação, que age na mudança de hábitos e costumes. No contexto da educação formal, o ambiente escolar tem o papel de ensinar pelo exemplo, influenciando alunos e comunidade com ações sustentáveis. Apesar da relevância do tema, há certa dificuldade em se mensurar essas ações e sua efetividade, para tal, torna-se necessário o uso de indicadores de sustentabilidade, dispostos em ferramentas capazes de qualificar as instituições e nortear mudanças em questões ambientais. Neste contexto, o presente trabalho objetivou a proposição de indicadores de sustentabilidade aplicáveis a unidades educacionais no território brasileiro, a partir da adaptação de ferramentas de avaliação de sustentabilidade, com diferentes abordagens, consolidadas nacional e internacionalmente, além de contar com validação dupla e consulta a especialistas em sustentabilidade e educação de todo o país. Foi obtido um modelo composto por três eixos, treze categorias, cinquenta e uma sub categorias de nível 1 e setenta e sete sub categorias de nível 2 capaz de subsidiar a elaboração de instrumento de certificação ambiental e garantir a qualidade da educação para a sustentabilidade no ensino formal.

Descrição

Palavras-chave

Environmental education, Sustentable school, Sustainability indicator, Education in Brazil, Educação ambiental, Escola sustentável, Indicador de sustentabilidade, Educação no Brasil

Como citar