Gestão de resíduos sólidos: diretrizes de extensão universitária para a comunidade do entorno da escola superior pedagógica do Bié, em Angola

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Data

2022-01-14

Autores

Cristóvão, Gaspar Sebastião Francisco

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

RESUMO O processo de desenvolvimento e crescimento econômico de Angola tem levado a uma tendência de aumento na taxa de urbanização desde sua independência, na década de 1970. Essa tendência emerge desafios quanto a gestão dos resíduos sólidos e seus potenciais impactos ambientais no meio urbano, pelo agravamento dos indicadores de saneamento básico no país. Nesse contexto baseado no decreto nº 196/2012 o governo angolano no Plano Estratégico para a Gestão dos Resíduos Urbanos que a educação ambiental deveria ser implementada no currículo de todas as escolas de Angola até 2020, como estratégia para promover a gestão integrada dos resíduos sólidos (GIRSU). Todavia, essa meta não foi alcançada por diversas questões, como a escassez de professores formados para essa finalidade. O presente estudo objetivou elaborar um modelo de extensão estendida ao entorno de uma instituição de ensino superior angolana, para promover a GIRSU e a dimensão da educação ambiental no curriculum dos profissionais formados em licenciatura. A metodologia foi desenvolvida na Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPB), cidade de Kuito e capital da Província do Bié, em Angola. O método foi baseado em quatro etapas: a) diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos urbanos em Kuito; b) diagnóstico dos resíduos sólidos gerados pela comunidade do entorno da ESPB; c) elaboração de estratégias de extensão estendida voltadas a gestão integrada dos RSU, baseadas nos diagnósticos locais; d) diretrizes para a inserção da dimensão ambiental no curriculum dos profissionais formados em licenciatura na ESPB. O diagnóstico dos resíduos gerados nas residências foi realizado por meio da seleção de casas de acordo a permissão do Soba até uma distância de 400 m a partir dos limites físicos da ESPB. Nessas residências fez-se uma separação e pesagem dos resíduos, em dois períodos de uma semana cada, os quais foram classificados nas seguintes categorias: resíduos orgânicos, metais, plástico, papel e resíduos eletroeletrônicos. Uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura de Ciências Pedagógica relacionado à modalidade de Ensino de Geografia da ESPB permitiu delinear as diretrizes para inserir a gestão ambiental no curriculum da carreira avaliada. Os resultados demonstraram que Angola possui uma estrutura política e legislativa para a gestão dos RSU, na abrangência nacional, mas uma estrutura deficiente para a implementação dessas políticas, na esfera municipal. Kuito apresentou um sistema de gestão dos RSU inadequado, pois IERSU atingiu 37,6%. A segunda etapa do modelo fez-se uma avaliação dos resíduos gerados nas residências do entorno da ESPB e permitiu encontrar uma geração média per capita de 0,31 kg/(habitante.dia) -1. Essa avaliação demonstrou o predomínio do material orgânico (restos de alimentos) de 55,7%, seguido de metal (16,0%), plástico (11,1%), vidro (8,7%) e papel (8,5%). Esses resultados emergem a necessidade do desenvolvimento de estratégias de extensão estendida contextualizadas à realidade da gestão dos RSU de Kuito, destacando-se a compostagem caseira, pois em todas as casas visitadas havia hortas e terrenos apropriados para o cultivo de hortaliças. Portanto, essa estratégia potencializa política de hierarquização dos resíduos sólidos urbanos, destacando-se a redução do material orgânico, e a cadeia da reciclagem, pois fomenta a separação de resíduos recicláveis secos, para posterior triagem e envio para Luanda. As estratégias de extensão estendida, baseadas na gestão integrada dos RSU, tem o potencial de complementar o curriculum universitário dos cursos de Licenciatura de Ciência Pedagógica, relacionados às modalidades Ensino de Geografia embora aplicável a outras modalidades desenvolvidas na ESPB.
The process of development and economic growth in Angola has led to a tendency to increase the urbanization rate since its independence in the 1970s. This trend emerges challenges regarding solid waste management and its potential environmental impacts in the urban environment, due to the worsening of basic sanitation indicators in the country. In this context based on Decree No. 196/2012 the Angolan government in the Strategic Plan for Urban Waste Management that environmental education should be implemented in the curriculum of all schools in Angola by 2020, as a strategy to promote integrated solid waste management (IWM). However, this goal has not been achieved due to several issues, such as the shortage of teachers trained for this purpose. The present study aimed to elaborate a model of extension extended to the surroundings of an Angolan higher education institution, to promote ISWM and the dimension of environmental education in the curriculum of undergraduate professionals. The methodology was developed at the Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPB), Kuito city and capital of Bié Province in Angola. The method was based on four stages: a) diagnosis of the management of urban solid waste in Kuito; b) diagnosis of the solid waste generated by the community around the ESPB; c) elaboration of extension strategies aimed at the integrated management of USW, based on the local diagnosis; d) guidelines for the insertion of the environmental dimension in the curriculum of undergraduate professionals at the ESPB. The diagnosis of the waste generated in the residences was carried out by selecting houses according to the permission of Soba up to a distance of 400 m from the physical limits of the ESPB. In these homes the waste was separated and weighed in two periods of one week each, and classified into the following categories: organic waste, metals, plastic, paper, and electroelectronic waste. An analysis of the pedagogical projects of the ESPB undergraduate courses allowed us to delineate the guidelines to insert environmental management in the curriculum of the careers evaluated. The results showed that Angola has a political and legislative structure for the management of SUW at the national level, but a deficient structure for the implementation of these policies at the municipal level. Kuito presented an inadequate USW management system, as the ESRW reached 37.6%. The second stage of the model was an assessment of the waste generated in the households around the ESPB and found an average per capita generation of 0.31 kg/(inhabitant.day)-1. This evaluation showed the predominance of organic material (food waste) of 55.7%, followed by metal (16.0%), plastic (11.1%), glass (8.7%) and paper (8.5%). These results emerge the need for the development of extension strategies contextualized to the reality of MSW management in Kuito, highlighting home composting, because in all the houses visited there were gardens and land suitable for growing vegetables. Therefore, this strategy enhances the urban solid waste hierarchy policy, highlighting the reduction of organic material, and the recycling chain, since it encourages the separation of dry recyclable waste, for later sorting and sending to Luanda. The extended extension strategies, based on the integrated management of MSW, have the potential to complement the university curriculum of the Pedagogical Science Degree courses, related to the modalities Teaching of Geography although applicable to other modalities developed at ESPB.

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Palavras-chave

Ensino Superior, Geografia Estudo e ensino, Geografia urbana, Meio Ambiente, Impacto Ambiental, Education, Higher, Geography Study and teaching, Urban geography, Environmental impact

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