Potencialidades do uso de um jogo de plataforma para o Ensino de Química utilizando conceitos de Astronomia: criando um jogo com o Construct 2

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-20

Autores

Souza, Thaís Pezza de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os estudantes apresentam dificuldades quando estão aprendendo Química, fazendo-os não gostar da matéria. Por outro lado, o ramo da Astronomia desperta o interesse desses jovens, colaborando para a sua entrada no mundo científico. Além disso, a presença de jogos no ensino foi verificada como sendo um motivador para os estudantes, que se mostram interessados e acabam se envolvendo nas atividades. Assim, foi proposta a seguinte questão de pesquisa: “Quais as potencialidades de um jogo de plataforma no ensino de conceitos químicos utilizando a astronomia?”. Através desta questão buscou-se analisar como estão as pesquisas da área através da Cienciometria e criar um jogo de plataforma de Astronomia a ser utilizado para o ensino de conceitos Químicos, utilizando o Construct 2. Cabe ressaltar que durante as pesquisas não foram encontrados jogos envolvendo as duas temáticas simultaneamente, apresentando-se como uma lacuna para a formulação do jogo. E, a partir das análises realizadas, tem-se que o país que mais apresenta pesquisas envolvendo jogos são os Estados Unidos, embora o Brasil conte com uma área de jogos de Química diversificada proporcionada por Márlon Soares. Outro dado que chama a atenção é o aumento no número de artigos com o passar do tempo e a escassez de resultados para as pesquisas com jogos digitais e Química.
Students show difficulties when are learning Chemistry, what make them deslike this subject. In another side, Astronomy arouses their interest, collaborating for entrance in the scientific world. Beside this, the game presence in the teach was verified as an incentive for the students, that ware interested and involved in activities. So, the research question was proposed “What are the potencials of a platform game in teaching chemical concepts using astronomy?” Through this question sought out analyze how are the researchs in the area using Cienciometry and make an Astronomy platform game using for teaching Chemical concepts using Construct 2. Is necessary mentioning that in the research wasn’t founded games involving two thematic simultaneously, showing it as a gap for the game creation. And, with the analysis, had that Unites States are the country with more research in game area, although Brazil shows a diversified Chemistry game area provided by Márlon Soares. Another data that draws attention in the increasing in the number of articles with the time and scarcity of data for research with digital game and Chemistry.

Descrição

Palavras-chave

Astronomia, Cienciometria, Construct 2, Jogos de plataforma, Química (Ensino Médio)

Como citar