Virtualização de Museus de Ciências: uma proposta de divulgação digital através de um cartão virtual disponibilizado via WhatsApp

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-19

Autores

Guerreiro Júnior, Marco Roberto

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Since it’s origins museums and science centers are constantly changing and there’s a need for the creation of alternatives to encourage more visitors in Brazilian museums. Recently, virtual museums are becoming more popular and acessed around the world, promoting knowledge and it’s own physical space for visits, however the techniques used to create these virtual spaces are still not within reach to museums with smaller budgets. As an alternative for museums that want to use the virtual space, a completely free virtual card in PDF format was created with links from the Centro de Ciências de Araraquara (Science Center of Araraquara) and shared through the messaging app WhatsApp. The responses were collected through a link in the virtual card called “guestbook”, where visitors answered qualitative questions about the use of the virtual card. Afterwards, the answers were analized through the methodology of Content Analysis. More than half of the visitors related the quality of the virtual card with it’s aesthetic and functionality, showing the importance of these aspects to the virtual card, also it’s quality was associated with the hability of the virtual card to know CCA’s physical space. 58.7% of it’s visitants answered that the virtual card was their first contact with the Centro de Ciências de Araraquara, displaying the hability of spreading the museum’s physical space through the virtual medium, also 92% showed interest to visit the CCA someday. The virtual card displays a promising method of digital divulgation of museums and science centers, mainly because of it’s practicity, versatility, functionality and low cost.
Os museus e centros de ciência estão em constante mudança desde suas interações mais antigas, e atualmente é necessária a criação de alternativas para incentivar visitas nos museus brasileiros. Recentemente, os museus virtuais vêm se tornando cada vez mais populares e acessados pelo mundo todo, servindo como divulgação tanto do conhecimento como do seu próprio espaço físico para visitas, porém as técnicas utilizadas na criação destes espaços virtuais ainda são inacessíveis para museus com menos investimento. Como uma alternativa para os museus que desejam utilizar deste espaço virtual, foi criado um cartão virtual de forma gratuita no formato de PDF com links do Centro de Ciências de Araraquara (CCA) e disponibilizado através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Os dados foram coletados através de um link no cartão virtual denominado de “livro de visitas”, nele os visitantes responderam perguntas de cunho qualitativo sobre o uso do cartão virtual. As respostas então foram analisadas através da metodologia de Análise de Conteúdo, sendo agrupadas e distribuídas quanto a sua inferência. Mais da metade dos visitantes relacionou a qualidade do cartão virtual com a sua estética e sua funcionalidade, mostrando a importância destes aspectos no cartão virtual, também foi associado a qualidade do cartão virtual com a capacidade de conhecer o espaço físico do CCA. Para 58,7%, o cartão virtual foi o primeiro contato com o Centro de Ciências de Araraquara, revelando a sua capacidade de divulgação do espaço físico pela visita virtual, assim como 92% respondeu que pretende visitar o espaço físico do CCA no futuro. Como um todo, o cartão virtual se mostra um método promissor para a divulgação digital de museus e centros de ciências, por sua praticidade, versatilidade, funcionalidade e baixíssimo custo.

Descrição

Palavras-chave

Virtualization without costs, Dissemination of virtual museums, Science communication with WhatsApp, Virtualização gratuita, Divulgação de museus virtuais, Divulgação científica pelo WhatsApp

Como citar