Aspectos sociais, políticos e científicos da fosfoetanolamina sintética e sua adoção como objeto de ensino de ciências

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Data

2022-01-19

Autores

Petroni, Stefany Cabrera

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Studies with synthetic phosphoethanolamine were initiated by chemist Gilberto Orivaldo Chierice, professor and researcher at the São Carlos Institute of Chemistry (IQSC) of the University of São Paulo (USP). The pills began to be distributed by Chierice to cancer patients without scientific proof. The controversy began when, after Gilberto presented his supposed cure for cancer in the media, the IQSC stopped the free distribution of the pill, which resulted in strong popular commotion in favor of allowing its use for cancer patients. From that, this monograph aimed to identify the social, political and scientific determinant aspects involved in the phenomenon, in addition to the analysis of its adoption as an object of Science Teaching. Data collection was carried out through primary and secondary sources that presented thematic relevance. In the identified aspects, it is found, as for the social, political and scientific aspects, the religious influence, dispute of interests, devaluation of the scientific community and ethical-moral debate. When transposed to the classroom, the publications showed difficulty in identifying objective knowledge, which may differ from the understanding of the role of education for Historical-Critical Pedagogy. Despite these advances, it was not possible to reach the essence of the phenomenon, from the Dialectical-Historical Materialism, due to the limited time and scope of this term paper.
Estudos com a Fosfoetanolamina sintética foram iniciados pelo químico Gilberto Orivaldo Chierice, professor e pesquisador do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP). As pílulas começaram a ser distribuídas por Chierice a pacientes oncológicos sem comprovação científica. A polêmica iniciou quando, após Gilberto apresentar sua suposta cura do câncer na mídia, o IQSC interrompeu a distribuição gratuita da pílula, o que resultou em fortes comoções populares a favor da liberação de seu uso para pacientes com câncer. A partir disso, esta monografia teve como objetivo a identificação de aspectos determinantes sociais (por meio da opinião pública), políticos (especificamente legislativos) e científicos envolvidos no fenômeno, além da análise de sua adoção como objeto de Ensino de Ciências. A coleta de dados foi realizada por meio de fontes primárias e secundárias que apresentaram relevância temática. Nos aspectos identificados, encontra-se, quanto aos aspectos sociais, políticos e científicos, a influência religiosa, disputa de interesses, desvalorização da comunidade científica e debate ético-moral. Ao ser transposto para a sala de aula, as publicações mostraram dificuldade na identificação do saber objetivo, o que pode destoar do entendimento da função da educação para a Pedagogia Histórico-Crítica. Apesar desses avanços, não foi possível atingir a essência do fenômeno, a partir do Materialismo Histórico-Dialético, devido ao limite de tempo e escopo deste trabalho de conclusão de curso.

Descrição

Palavras-chave

Fosfoetanolamina sintética, Materialismo histórico-dialético, Pedagogia histórico-crítica

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