Escola e o ciclo de produção das desigualdades sociais

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Data

2022-01-10

Autores

Arcolin, Erick Matheus

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A referente pesquisa, que trata das desigualdades sociais visivelmente presentes em sala de aula, tem como objetivo geral refletir acerca da importância do nosso olhar crítico para o sistema de ensino e o desenvolvimento da aprendizagem das crianças abrangendo todas as classes sociais, buscando contribuir com mais elementos sobre este assunto que tem sido recorrente nos últimos anos nas discussões que tratam deste nível de ensino por meio de uma análise da obra “A Reprodução” (1992) escrita pelos autores Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória em relação aos objetivos, de acordo com Gil (1996), proporciona uma proximidade com a questão. Isto posto, a questão norteadora desta pesquisa é: qual a relação entre educação e desigualdade na obra “A reprodução”, e quais as reflexões acerca desta relação na atualidade? Ao analisar os trabalhos de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (1992), percebemos que este assunto é relevante ainda nos dias atuais, pois, as escolas continuam a reproduzir as desigualdades. Torna-se relevante, pois ao questionar a neutralidade da escola e dos conhecimentos por ela disseminados, a teoria de Bourdieu possibilita compreender como a prática pedagógica, em si, atua como instrumento perpetuador da dominação e alienação social fundamentada nos princípios ideológicos das elites. Podemos concluir que quanto mais afirmamos que as desigualdades escolares são meritocráticas e justas, mais agimos para que elas sejam e, assim, estaremos a desenvolver a influência escolar.
The referent research, which deals with social inequalities visibly present in the classroom, has as its general objective to reflect on the importance of our critical look at the education system and the development of children's learning covering all social classes, seeking to contribute more elements on this subject that have been recurrent in recent years in discussions that deal with this level of education through an analysis of the work “The Reproduction” (1992) written by the authors Pierre Bourdieu and Jean-Claude Passeron. It is a descriptive and exploratory research in relation to the objectives, according to Gil (1996), it provides a proximity to the issue. That said, the guiding question of this research is: what is the relationship between education and inequality in the work “A reproduction”, and what are the reflections on this relationship today? When analyzing the works of Pierre Bourdieu and Jean-Claude Passeron (1992), we realize that this issue is still relevant today, as schools continue to reproduce inequalities. It becomes relevant, because by questioning the neutrality of the school and the knowledge disseminated by it, Bourdieu's theory makes it possible to understand how the pedagogical practice, in itself, acts as a perpetuating instrument of domination and social alienation based on the ideological principles of the elites. We can conclude that the more we affirm that school inequalities are meritocratic and fair, the more we act to make them so and, thus, we will be developing school influence.

Descrição

Palavras-chave

Escola, Desigualdade, Reprodução, Inequality, Reproduction, School

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