A formação do biólogo em tempos de ensino remoto: problemas e perspectivas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-28

Autores

Quiulo, Jemima Protti do Nascimento

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar, inicialmente, uma relação da biologia com o momento histórico atual da pandemia de Covid-19, abordando a sua participação e o comprometimento nesse cenário. Em seguida temos uma narrativa sobre como essa relação implica na formação tanto do biólogo quanto do professor de biologia em um contexto de pandemia, partindo do relato de experiências pessoais no curso de Ciências Biológicas através do ensino remoto pelo período de 2 anos durante a formação (2020 e 2021), em decorrência do isolamento social imposto pelo governo. A reflexão aqui abordada trata, através da visão do aluno em formação na área das ciências, levantar as consequências na formação do profissional biólogo e do futuro docente de ciências e biologia pelas plataformas digitais no período de ensino remoto emergencial.
This paper aims to initially present a report on biology and the current historical moment of the Covid-19 pandemic, addressing their participation and engagement in this scenario. Next, we have a narrative on how this relationship implies in the training of both the biologist and the biology teacher in a pandemic context, based on the report of personal experiences in the Biological Sciences course through distance learning for a period of two years during training (2020 and 2021), due to the social isolation imposed by the government. The reflection addressed here deals, through the view of the student in training in the field of science, to raise the consequences in the training of the professional biologist and the future teacher of science and biology by digital platforms in the period of emergency distance learning.

Descrição

Palavras-chave

Ensino remoto, Educação, Biologia, Pandemia, Distance learning, Education, Biology, Pandemic

Como citar