Da mitologia ao ensino de ciências: um estudo sobre o ensino e o faz de conta.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-03-10

Autores

Santana, Raphael Dias

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A humanidade vem encontrando formas de interpretar o mundo ao seu redor desde que as primeiros tribos caminharam sobre a terra. Os indícios do surgimento de um pensamento mitológico são tão antigos quanto a existência da espécie humana, mostrando a relação que a Mitologia exerce para a formação do conhecimento, da filosofia, da visão de mundo e até da ciência de uma determinada sociedade Esse estudo se baseia na leitura de psicólogos, epistemologias e estudiosos da educação, relacionando ao ensino de Ciências e buscando informar e teorizar as maneiras de que como o ensino pode encontrar nas manifestações mitológicas, uma maneira de se renovar e se apresentar. Mostrando a mitologia auxiliava em dar ao individuo a sensação de participação em sua tribo, sociedade e na ciência, fazendo-o perceber que ela estava em seu dia a dia e dando a chance de se sentir integrado ao conhecimento que adquire ao invés de torná-lo algo abstrato e distante de sua vida. As teses relativas à educação do século XX, especialmente a de Paulo Freire nos mostram que a participação na criação do conhecimento é uma maneira bastante eficaz de se ensinar.
Humanity has been finding ways to interpret the world around it since the first tribes walked on Earth. The evidence for the emergence of a mythological thought is as old as the existence of the human species, showing the relationship that Mythology has for the formation of knowledge, philosophy, worldview and even the science of a certain society. This study, based in reading psychologists, epistemologies, and education scholars, relating to science teaching and seeking to inform and theorize the ways in which teaching can find in mythological manifestations, a way to renew and present itself. Showing mythology helped to give the individual a sense of participation in his tribe, society, and science, making him realize that he was in his daily life and giving him the chance to feel integrated with the knowledge he acquires instead of becoming something abstract and distant from your life. The theses related to education in the 20th century, especially that of Paulo Freire, show us that participation in the creation of knowledge is a highly effective way of teaching.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de ciência, Mitologia, Educação, Science teaching, Mythology, Education, Enseñanza de las ciencias, Educación, Ciência - Estudo e ensino, Física – Estudo e ensino

Como citar