Da mitologia ao ensino de ciências: um estudo sobre o ensino e o faz de conta.
Alternative title
From Mithology to the study of sciences: A study on teaching and make-believeAuthor
Date
2021-03-10Type
View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
A humanidade vem encontrando formas de interpretar o mundo ao seu redor desde que as primeiros tribos caminharam sobre a terra. Os indícios do surgimento de um pensamento mitológico são tão antigos quanto a existência da espécie humana, mostrando a relação que a Mitologia exerce para a formação do conhecimento, da filosofia, da visão de mundo e até da ciência de uma determinada sociedade Esse estudo se baseia na leitura de psicólogos, epistemologias e estudiosos da educação, relacionando ao ensino de Ciências e buscando informar e teorizar as maneiras de que como o ensino pode encontrar nas manifestações mitológicas, uma maneira de se renovar e se apresentar. Mostrando a mitologia auxiliava em dar ao individuo a sensação de participação em sua tribo, sociedade e na ciência, fazendo-o perceber que ela estava em seu dia a dia e dando a chance de se sentir integrado ao conhecimento que adquire ao invés de torná-lo algo abstrato e distante de sua vida. As teses relativas à educação do século XX, especialmente a de Paulo Freire nos mostram que a participação na criação do conhecimento é uma maneira bastante eficaz de se ensinar.
Humanity has been finding ways to interpret the world around it since the first tribes walked on Earth. The evidence for the emergence of a mythological thought is as old as the existence of the human species, showing the relationship that Mythology has for the formation of knowledge, philosophy, worldview and even the science of a certain society. This study, based in reading psychologists, epistemologies, and education scholars, relating to science teaching and seeking to inform and theorize the ways in which teaching can find in mythological manifestations, a way to renew and present itself. Showing mythology helped to give the individual a sense of participation in his tribe, society, and science, making him realize that he was in his daily life and giving him the chance to feel integrated with the knowledge he acquires instead of becoming something abstract and distant from your life. The theses related to education in the 20th century, especially that of Paulo Freire, show us that participation in the creation of knowledge is a highly effective way of teaching.
How to cite this document
Keywords
Language
Sponsor
Collections

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Planejamento em um grupo de professores de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação inclusiva: o autismo e a Covid-19 em sala de aula
Perez, Jefferson Felipe Candido (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Tendo em vista o crescimento das pesquisas relacionadas à inclusão na área de educação científica, percebemos que, entre a várias problemáticas investigadas, há uma lacuna que se refere ao distanciamento entre o contexto ... -
Funções trigonométricas
Cajuela, Renata Ferreira(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2013) [Dissertação de mestrado]
The present work is a set of activities aimed at teaching introductory notions of trigonometry to high school, accompanied by an abstract theory of the subject. The activities were developed in free and multi-platform ... -
O processo de configuração curricular: uma análise da compreensão de professores de educação física das séries iniciais do ensino fundamental
Marques, Marcos Vinicius(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014) [Dissertação de mestrado]
This research deals with the curriculum themes and focuses on the Physical Education teacher of the initial series of elementary school. The objective is to analyze the understanding of teachers about their participation ...