Polimerização como um possível conteúdo clássico no ensino de química: análise de livros didáticos aprovados no PNLD

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-20

Autores

Macedo, Márcio Henrique

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A preocupação em definir o que é o clássico para a área da química é uma demanda para a construção coletiva da pedagogia histórico crítica. Nessa teoria, o conceito de clássico é importante para nortear, no campo da educação, os temas centrais e indispensáveis à formação do ser humano que serão a base de orientação do currículo escolar. Demerval Saviani que fundou a Pedagogia Histórica Crítica (PHC) afirma que a atividade central da educação é o saber objetivo produzido historicamente. Partindo desta premissa, este trabalho visa entender como este saber objetivo, aqui traduzido no conteúdo de polimerização, se apresenta em quatro livros didáticos de 2016 do Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD), visando identificar elementos que possam ter relação com a noção de clássico. A análise desses livros didáticos está amparada na PHC e busca compreender através da história da ciência, se o conteúdo científico de polimerização pode ser considerado um conhecimento essencial para a humanização. No decorrer desta pesquisa nos deparamos com a escassez de dados nos livros didáticos, associados a elementos como história da ciência por exemplo, isto não nos permitiu aproximar o conteúdo do clássico. Contudo, pode-se dizer que este trabalho traz uma contribuição para a área de ensino de química ao mostrar que é necessário estudos mais aprofundados para associar o tema de polimerização ao conceito de clássico.
The concern with defining what is classic for the field of chemistry is a demand for the collective construction of critical historical pedagogy. For this theory, the concept of classic is important to guide, in the field of education, the central and indispensable topics to the human being formation that will be the orientation base of scholar syllabus. Demerval Saviani who founded the Historical Critical Pedagogy (PHC) affirms that the central activity of education is the objective knowledge produced historically. Based on this premise, this work aims to understand how this objective knowledge, here translated into polymerization content, is presented in four textbooks from 2016 of the National Textbook and Textbook Program (PNLD), in order to identify elements that may be related to the notion of classic. The analysis of the textbook is supported by the historical critical pedagogy and aims to understand, through the history of science, whether the scientific topic of polymerization can be considered an essential knowledge for humanization. During this research we came across the scarcity of data in textbooks, associated with elements such as history of science, for example, this did not allow us to bring the content closer to the classic. However, it can be said that this work makes a contribution to the field of chemistry teaching by showing that more in-depth studies are needed to associate the theme of polymerization with the concept of classic.

Descrição

Palavras-chave

Polimerização, Clássico, Educação em ciências

Como citar