O design universal para aprendizagem e trabalho de consultoria colaborativa aplicada à educação física inclusiva: uma revisão da literatura

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Data

2022-01-12

Autores

Durán, Lucas Nogueira Peña

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar relativamente novos métodos de se trabalhar a inclusão escolar em um contexto geral, e ao mesmo tempo averiguar a funcionalidade e eficácia para a educação física escolar destes por meio de uma revisão bibliográfica da literatura até então produzida. A literatura a ser investigada é a que diz respeito aos métodos Design universal para aprendizagem, o DUA, termo cujo qual veio da arquitetura para diversas áreas profissionais, no caso a educação, além do trabalho colaborativo com consultoria profissional para auxiliar professores que trabalham com educação especial e educação física. Estes modos de trabalho voltados para a educação inclusiva já são utilizados na américa do Norte a alguns anos, em hipótese, por serem compatíveis com a legislação local. Foram analisados artigos online relacionados aos temas proposto pelo estudo, porém apresentando variados enfoques que se encaixavam na temática deste artigo. Foram encontrados uma variedade razoável de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Entretanto foi observado que pouco foi o enfoque dado a educação física, e parte considerável da pesquisa era voltada para a educação geral, elas, também, em sua maioria não eram feitas no contexto brasileiro, ou seja, há um vácuo de pesquisa com relação ao DUA e ao trabalho consultoria colaborativa no Brasil ainda mais quando relacionados a EF. Porém pode-se verificar que estes métodos, ainda não populares em território nacional, também têm espaço e viabilidade tanto prática como legal para a sua aplicação em instituições de ensino regulares, de modo a promover a inclusão escolar.
The present study aims to investigate relatively new methods of working school inclusion in a general context, and at the same time to investigate the functionality and effectiveness of physical education at school through a literature review of the scientific articles produced so far. The literature, which was investigated, is that concerning the methods of Universal Design for learning, the UDL, a term that came from architecture to various professional areas, in this case education, in addition to collaborative work with professional consultancy to help teachers who work with special education and physical education. These methods of work, aimed at inclusive education, have been used in North America for some years, in hypothesis, because they are compatible with local legislation. Online articles related to the themes proposed by the study were analyzed, but with different approaches that fit the theme of this article. A reasonable variety of researches carried out in Brazil and abroad were found. However, it was observed that little was the focus given to physical education, and a considerable part of the research was focused on general education, they were also mostly not done in the Brazilian context, that is, there is a research vacuum regarding UDL and collaborative consulting work in Brazil even more so when related to PE. However, it can be seen that these methods, not yet popular in the national territory, also have room and both practical and legal feasibility for their application in regular educational institutions, in order to promote school inclusion.

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Palavras-chave

Educação Física, Educação inclusiva, Desenho Universal para a Aprendizagem, Trabalho de Consultoria Colaborativa, Physical education, Inclusive education, Universal design for learning, Collaborative work with professional consultancy

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