Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências
Alternative title
Pedagogical paths of music students: an analysis about violences and resistencesAuthor
Advisor
Date
2022-01-12Type
Bachelor thesis
View/ Open
Access rights
Open access 

Metadata
Show full item recordAbstract
O principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire.
How to cite this document
Gimenez, Vitor Barbosa Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022. Available at: <http://hdl.handle.net/11449/216918>.
Keywords
Language
Portuguese
Sponsor
Não recebi financiamento
Collections
