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dc.contributor.advisorMadio, Telma Campanha de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.authorMachado, Bruno Henrique [UNESP]
dc.date.accessioned2022-03-07T13:26:14Z
dc.date.available2022-03-07T13:26:14Z
dc.date.issued2022-02-24
dc.identifier.citationMachado, Bruno Henrique. O sentido da fotografia de arquivo: a compreensão da linguagem fotográfica na sua produção documental. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/217037
dc.description.abstractA fotografia é vista como um documento que possui diferentes interpretações visuais, e que possui uma linguagem constituída de elementos específicos. Dessa maneira, o objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da linguagem fotográfica para a produção da fotografia institucional no transcurso de suas funções administrativas enquanto documento de arquivo, respeitando-se suas especificidades a fim de manter a sua organicidade para servir de prova de ações administrativas institucionais. Como objetivos específicos, revistar os estudos da fotografia sob sua relação documental, a fim de compreender à informação construída como práticas institucionais; identificar no campo teórico os elementos da linguagem fotográfica; apresentar aspectos históricos da arquivologia, sobre seu objeto, visando o tratamento dispensado a fotografia como documento de arquivo; explicitar a produção da fotográfica institucional do Senado Federal brasileiro; salientar os elementos da linguagem fotográfica relevantes para produção documental fotográfica. Dessa maneira, a pesquisa se caracteriza como teórica, de cunho bibliográfica de natureza qualitativa e, partimos do método hipotéticodedutivo para analisar os dados, além disso, utilizou-se de entrevista dialógica para analisar a rotina de trabalho de uma instituição. Como resultado, constatou que a linguagem fotográfica está associada a diversos componentes que são utilizados pelos fotógrafos. Assim, a fotografia como um documento que possui uma linguagem constituída de elementos específicos, desde sua criação, uso e circulação, determinantes para sua inserção nas instituições arquivísticas. Constatou que o arquivista deve aprofundar sua compreensão sobre fotografia e linguagem fotográfica. Acredita-se que com esses elementos apresentados e analisados teoricamente a ação da linguagem fotográfica na produção deste documento é fundamental para entender essa fotografia, pois foi possível verificar que a fotografia possui uma linguagem específica e que precisa ser compreendida pelo arquivista.pt
dc.description.abstractPhotography is seen as a document that has different visual interpretations, and that has a language made up of specific elements. In this way, the general objective of this work is to analyze the contributions of the photographic language to the production of institutional photography in the course of its administrative functions as an archival document, respecting its specificities in order to maintain its organicity to serve as proof of actions. institutional administrative As specific objectives, to review the studies of photography under its documentary relationship, in order to understand the information constructed as institutional practices; identify in the theoretical field the elements of photographic language; to present historical aspects of archival science, about its object, aiming at the treatment given to photography as an archival records; to explain the production of the institutional photograph of the Brazilian Federal Senate; highlight the elements of photographic language relevant to photographic documentary production. In this way, the research is characterized as theoretical, with a bibliographic nature of a qualitative nature, and we started from the hypotheticaldeductive method to analyze the data, in addition, a dialogic interview was used to analyze the work routine of an institution. As a result, it was found that the photographic language is associated with several components that are used by photographers. Thus, photography as a document that has a language made up of specific elements, since its creation, use and circulation, determinant for its insertion in archival institutions. He found that the archivist must deepen his understanding of photography and photographic language. It is believed that with these elements presented and theoretically analyzed, the action of photographic language in the production of this document is fundamental to understand this photograph, since it was possible to verify that photography has a specific language that needs to be understood by the archivist.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectFotografiapt
dc.subjectLinguagem fotográficapt
dc.subjectArquivologiapt
dc.subjectDocumento de arquivopt
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectPhotographic languageen
dc.subjectArchival scienceen
dc.subjectRecordsen
dc.titleO sentido da fotografia de arquivo: a compreensão da linguagem fotográfica na sua produção documentalpt
dc.title.alternativeThe meaning of archival photography: understanding the photographic language in its documentary productionen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88887.609336/2021-00
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaProdução e organização da informaçãopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.capes33004110043P4
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
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