Pedagogia do esporte e a iniciação esportiva : contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-24

Autores

Cintra, Vitória Nogueira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do ensino do basquetebol no processo de formação psicossocial de jovens atletas, vinculados ao conceito aplicado dentro dos parâmetros da Pedagogia do Esporte. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, e a técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada composta por 6 questões, e a técnica de análise foi uma entrevista online, através de chamada por vídeo, utilizando a plataforma Google Meet. Os sujeitos participantes da pesquisa foram onze treinadores de basquetebol de jovens atletas, sendo 9 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Os resultados revelaram que ainda se enfrenta diversos desafios para chegar num contexto satisfatório em relação à formação de atletas, de modo que os dados coletados mostram que 45% dos profissionais apresentam a dupla formação, mas poucos têm passagens pelo cenário escolar, contexto este que é evidente na importância da trajetória do atleta. Com todos os avanços da tecnologia e modificações que o esporte já sofreu até chegar ao que se presencia atualmente, conclui-se que haverá uma busca cada vez maior por uma pedagogia que não apenas leve em conta procedimentos pedagógicos, mas que, sobretudo, seja vista como um processo capaz de lidar com o esporte, respeitando seus diferentes significados e intenções.
This research aimed to analyze the contributions of basketball teaching in the process of psychosocial training of young athletes, linked to the concept applied within the parameters of Pedagogy of Sport. The methodology used was of a qualitative nature, and the data collection technique was the semi-structured interview consisting of 6 questions, and the analysis technique was an online interview, through video call, using the Google Meet platform. The subjects participating in the research were eleven basketball coaches of young athletes, 9 male and 2 female. The results revealed that several challenges are still faced to arrive at a satisfactory context in relation to the training of athletes, so that the data collected show that 45% of professionals have dual training, but few have passed through the school scenario, a context that is evident in the importance of the athlete's trajectory. With all the advances in technology and changes that the sport has undergone until reaching what is currently witnessed, it is concluded that there will be an increasing search for a pedagogy that not only takes into account pedagogical procedures, but that, above all, is seen as a process capable of dealing with sport, respecting its different meanings and intentions.

Descrição

Palavras-chave

Formação, Pedagogia do Esporte, Treinador, Basquetebol, Training, Sport Pedagogy, Coach, Basketball

Como citar