A formação continuada de professores de educação física e suas implicações na construção de conhecimentos acerca da avaliação dos estudantes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-11

Autores

Souza, André Hugo Bueno de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A avaliação do ensino na Educação Física escolar é um tema que vem sendo (re)pensado nos últimos anos, apresentando novos significados e formas de realização. Com isso, defendemos sua inserção nos programas de formação continuada, para que professores deste componente curricular possam compreender sua importância e atualizarem-se, utilizando-a da melhor maneira possível para que seja uma ferramenta que os auxilie na construção de conhecimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar as implicações de um curso de formação continuada para professores de Educação Física escolar acerca da temática avaliação. Para isso, assentados na abordagem qualitativa de pesquisa, foram aplicados dois questionários, um no início do curso e outro ao final do mesmo. Tal curso ocorreu por meio de atividades síncronas e assíncronas que proporcionaram reflexões acerca da avaliação no ambiente escolar, mais especificamente na área de Educação Física, abordando temáticas como conceitos, avaliação nos documentos norteadores escolares, momentos e intencionalidades de diferentes avaliações. Sendo assim, realizado ao longo de cinco meses por uma equipe de formadores. Os participantes do estudo foram 12 professores de Educação Física que atuavam junto ao ensino fundamental, anos iniciais e finais, em escolas públicas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram organizados em três categorias de análise, a saber: 1. Os sentidos da avaliação na educação escolar; 2. O papel da avaliação na Educação Física; 3. Estratégias e tempos para avaliar. Foi possível identificar implicações positivas advindas da iniciativa de formação continuada para os professores, evidenciando elementos que contribuíram para a ressignificação da avaliação dos estudantes e do trabalho docente, bem como, com a construção de novas organizações para realizá-la e a sua adequação temporal.
The evaluation of tuition in school Physical Education is a subject that has been (re)thought in recent years, presenting new meanings and forms of realization. Therefore, we defend its inclusion in continuing education programs, so that teachers of this curricular component can understand its importance and update themselves. Using it in the best possible way so that it is a tool that helps them in the construction of knowledge about the processes of teaching and learning. Therefore, the objective of this study was to identify the implications of a continuing education initiative for school Physical Education teachers on the subject of evaluation. This initiative took place through synchronous and asynchronous activities that provided thoughts about evaluation in scholar environment, more specifically in Physical Education, involving themes as conceptions, evaluation in guiding scholar documents, moments and intentions of different evaluations. Therefore, it was accomplished over five months by a team of trainers who developed the course focusing on the continuing education of Physical Education teachers focused on the topic of evaluation. For this, based on the qualitative research approach, two questionnaires were Applied, one at the beginning of the course and another at the end of it. The study participants were 12 Physical Education teachers who worked with Elementary and Middle school, in municipal public schools in a city in the countryside of São Paulo. The data were organized into three categories of analysis, namely: 1. The meanings of evaluation in school education; 2. The role of evaluation in Physical Education; 3. Strategies and timing to evaluate. It was possible to identify positive implications arising from the continuing education initiative for teachers, highlighting elements that contributed to the re-signification of student evaluation and teaching word, as well as the construction of new organizations to carry it out and its temporal adequacy.

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Avaliação, Educação física (Ensino fundamental), Evaluation, Physical education

Como citar