Literatura e pós-colonialismo em Black Bazar e Verre Cassé, de Alain Mabanckou

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-07

Autores

Fonseca, Rayza Giardini

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo deste trabalho é de apresentar ao leitor duas obras do escritor congolês Alain Mabanckou, Black Bazar e Verre Cassé, a partir de uma leitura sob a perspectiva pós colonial que analisa questões do subalterno, do sujeito negro, da sociedade pós-colonial entre outras questões recorrentes nos estudos do pós-colonialismo. Para a escrita das duas leituras das obras propostas e para podermos analisar melhor a problemática do pós-colonialismo, recorremos a alguns teóricos importantes como Edward Said e Stuart Hall. As leituras dessas obras puderam nos dar embasamento teórico para a análise da relação do período colonial e de seus efeitos para as sociedades africanas retratadas nos romances. Na obra Verre Cassé, propusemos uma leitura e análise do papel da oralidade no romance, assim como suas possíveis funções na narrativa. Também relacionamos a oralidade no romance com uma possível tentativa de resistência da ex-colônia frente às imposições linguísticas da ex-metrópole. No entanto, nos dois romances, alguns elementos nos pareceram bastante similares como os personagens, a temática, o cenário e as problematizações que emergem dos diálogos na narrativa. Desta forma, nos pareceu interessante a leitura de Pele Negra, Máscaras Brancas (1952), do autor Frantz Fanon, que nos possibilitou vislumbrar o psicológico do sujeito negro e pós-colonial a partir dessa obra teórica tão importante para os estudos do pós-colonial. Desta forma, o último capítulo deste trabalho visa analisar os personagens das duas obras a partir de uma perspectiva psiquiátrica do negro colonizado segundo os estudos de Frantz Fanon e os efeitos desse período para esse sujeito ao relacionar-se, por exemplo, com um homem ou com uma mulher branca, entre outras perspectivas analisadas.
The objective of the work is presenting to the reader two works by the Congolese writer Alain Mabanckou, Black Bazar and Verre Cassé, based on a reading from a postcolonial perspective that analyzes issues of the subaltern, the black, the postcolonial society, among others recurrent issues in postcolonialism studies. In order to write the two readings of the proposed works and be able to better analyze the problematic of postcolonialism, we resorted to some important theorists such as Edward Said and Stuart Hall. The readings of these authors were able to give us a theoretical basis for an analysis of the relationship between the colonial period and its effects on current African societies portrayed in the novels. In Verre Cassé, we propose a reading and analysis of the role of orality in the novel, as well as its possible functions in the narrative, and relate the orality in the novel with a possible attempt at resistance from the former colony against the linguistic impositions of the former metropolis. However, in both novels, some elements seem quite similar to us, such as the characters, the theme, the setting and the problematizations that emerge from the characters’ dialogues. Thus, it seemed very important to read Black Skin, White Masks (1952) by the author Frantz Fanon, which enabled us to glimpse the psychological of the black and postcolonial people from this theoretical work that is so important to postcolonial studies. Therefore, the last chapter of this work aims to analyze the characters of the two works from a psychiatric perspective of the colonized according to the studies of Frantz Fanon and the effects of this period for this subject when relating, for example, with a white man or woman, between other perspectives analyzed.

Descrição

Palavras-chave

Pós-colonialismo, Colonização, Oralidade, Literatura africana, Identidade, Post-colonialism, Colonization, Orality, African literature, Identity

Como citar