Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-17

Autores

Valenzuela, Sandra Daniela Mora [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Na presente pesquisa foram compostas três peças: Miniatura 1, Miniatura 2 e Miniatura 3, que fizeram parte de nove oficinas virtuais, também desenvolvidas neste projeto, para grupos mistos de pessoas tanto ouvintes como surdas. Aponto dois eixos principais: afirmar que todas as pessoas, surdas ou ouvintes, têm a capacidade de se expressar musicalmente; e destacar a importância da aprendizagem de música feita por meio da prática da própria música. O texto está dividido em três partes. Na primeira parte, denominada O Contexto, falo sobre minha trajetória como artista e pesquisadora, abrindo um diálogo entre o que entendemos por música, som, musicalidade e movimento, relacionando estas questões com pesquisas que abordam temas similares no contexto da surdez. Desta forma, proponho pensar a prática musical como um lugar possível de ser percorrido por pessoas com capacidades auditivas múltiplas. Um lugar em comum. Na segunda parte, denominada A Prática, é feita uma descrição detalhada de todas as atividades realizadas durante as oficinas, bem como os materiais - tanto os solicitados para os participantes como os materiais de minha autoria como proponente dos encontros. Na terceira parte, denominada O Processo, descrevo a elaboração das atividades práticas, envolvendo definições tais como: a escolha do público, da plataforma, da quantidade de participantes, a duração das oficinas, as estratégias metodológicas, além das referências e inspirações que acompanharam a composição das peças e oficinas.
In the present research, three pieces were composed: Miniatura 1, Miniatura 2 and Miniatura 3, which were part of nine virtual workshops also developed in this project for mixed groups of both hearing and deaf people. I present two main axes: to affirm that all people, deaf or hearing, have the ability to express themselves musically; and to highlight the importance of learning music through the practice of music itself. The text is divided into three parts. In the first part, called The Context, I talk about my trajectory as an artist and researcher, opening a dialogue between what we understand by music, sound, musicality and movement, relating these issues to researches that addresses similar themes in the context of deafness. In this way, I propose to think of music practice as a possible place to be visited by people with multiple hearing abilities. A common place. In the second part, called The Practice, a detailed description of all activities carried out during the workshops is presented, as well as of the materials - both those requested for the participants and the materials of my authorship as the proponent of the meetings. In the third part, called The Process, I describe the elaboration of the practical activities, involving definitions such as: choice of audience, platform, number of participants, duration of workshops, methodological strategies, in addition to references and inspirations for the composition of the pieces and workshops.
En la presente investigación fueron compuestas tres piezas: Miniatura 1, Miniatura 2 e Miniatura 3, que hicieron parte de nueve clases virtuales desarrolladas en este proyecto para grupos mixtos de personas tanto oyentes como sordas. Apunto dos ejes principales: afirmar que todas las personas, sordas u oyentes, tienen la capacidad de expresarse musicalmente; y destacar la importancia del aprendizaje de la música por medio de la práctica de la propia música. Este texto está dividido en tres partes. En la primera parte, denominada El Contexto, hablo sobre mi trayectoria como artista e investigadora, abriendo un diálogo entre lo que entendemos por música, sonido, musicalidad y movimiento, relacionando estos temas con investigaciones que abordan temas similares en el contexto de la sordera. De esta forma, propongo pensar a prática de la música como un lugar posible de ser recorrido por pessoas con capacidades auditivas múltiplas. Un lugar en común. En la segunda parte, denominada La Práctica, es hecha una descripción detallada de todas las actividades realizadas durante las clases, así también como los materiales - tanto los solicitados para los participantes como los materiales de mi autoría como proponente de los encuentros. En la tercera parte, denominada El Proceso, describo la elaboración de las actividades prácticas, envolviendo definiciones tales como: cómo escoger el público, la plataforma, la cantidad de participantes, la duración de las clases, las estrategias metodológicas, además de las referencias e inspiraciones que acompañaron la composición de las piezas y clases.

Descrição

Palavras-chave

Surdez, Educação musical, Música sem som, Música e movimento, Musicalidade

Como citar