Criança e publicidade: proposições a partir de modelos internacionais de autorregulamentação

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Data

2022-03-10

Autores

Ferruzzi, Gabriela Amorin

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa, inscrita na linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem por objetivo geral identificar e analisar as representações sociais sobre criança e publicidade a partir de modelos internacionais de autorregulamentação da publicidade em países das Américas e da Europa, a fim de propor reflexões possíveis para uma orientação/proteção da criança brasileira diante da publicidade direcionada a ela. Para alcançar tal objetivo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: Identificar e analisar os códigos de autorregulamentação da publicidade dirigida à criança em países da América do Norte (Canadá e Estados Unidos), da América Central (México) e da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile e Colômbia); Identificar e analisar os códigos de autorregulamentação da publicidade dirigida à criança em países da Europa Ocidental (França, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia, e União Europeia); Identificar e analisar as representações sociais presentes nos documentos de autorregulamentação da publicidade dos países pesquisados em relação às crianças e; identificar e analisar as representações sociais de especialistas sobre a publicidade dirigida às crianças. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, de delineamento analítico-descritivo e se dividiu em duas fases de coleta de dados, sendo a análise documental e as entrevistas com profissionais que atuam sobre o tema abordado. A análise dos dados foi realizada mediante a técnica de análise de conteúdo de L. Bardin. Os resultados da pesquisa apontam que praticamente todos os países estudados apresentam empresas ou organizações que se responsabilizam por elaborarem códigos de autorregulamentação e que, em geral, esses documentos costumam ser respeitados. Ainda assim, notamos que em diversos países, esses códigos não se fazem suficientes no controle em relação à publicidade para crianças. Há limitações e falta de fiscalização. A representação dos especialistas sobre a publicidade direcionada às crianças ficou dividida. Alguns apontam que tais publicidades precisam ser revistas ou até mesmo extintas, uma vez que ferem os documentos legais de proteção dos cidadãos e dos consumidores, outros apontam que elas devem existir, desde que respeitem as normas de controle estabelecidas, pois as crianças estão inseridas nesta sociedade permeada por anúncios e informações. Diante de toda a realização da pesquisa, defendemos que o ideal, no que tange à publicidade para crianças brasileiras, seria a existência de uma regulamentação estatal mais rígida, mais eficaz, não visando a proibição, mas a real proteção do público infantil, estabelecendo limites e realizando fiscalizações. Acreditamos ainda que uma educação para as mídias é algo fundamental para que todos os cidadãos sejam capazes de compreender os conteúdos recebidos. Por fim, ressaltamos também a necessidade deste tema ser debatido por toda a sociedade com a devida importância e relevância.
The present research, included in the research line “Training processes, teaching and learning” of the Post-Graduate Program in Education at Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, has the general objective of identifying and analyzing the social representations of children and advertising based on of international models of self-regulation of advertising in countries of the Americas and Europe, in order to propose possible reflections for an orientation/protection of Brazilian children in the face of advertising aimed at them. To achieve this objective, the following specific objectives were outlined: Identify and analyze the self-regulatory codes of advertising aimed at children in countries in North America (Canada and the United States), Central America (Mexico) and South America (Argentina, Brazil, Chile and Colombia); Identify and analyze the self-regulatory codes of advertising aimed at children in Western European countries (France, Italy, Norway, Portugal, United Kingdom, Sweden, and the European Union); Identify and analyze the social representations present in the advertising self-regulation documents of the researched countries in relation to children; and identify and analyze the social representations of specialists on advertising aimed at children. The research took a qualitative approach, analytical-descriptive design and was divided into two phases of data collection, being the document analysis and interviews with professionals who work on the topic addressed. Data analysis was performed using L. Bardin's content analysis technique. The survey results show that practically all the countries studied have companies or organizations that are responsible for developing self-regulatory codes and that, in general, these documents are usually respected. In addition, we observed that in several countries, these codes aren’t sufficient to control advertising for children. There are limitations and lack of supervision. Experts' representation of advertising aimed at children was divided. Some point out that such advertisements need to be reviewed or even extinguished, since they violate the legal documents for the protection of citizens and consumers, others point out that they must exist, as long as they respect the established control norms, as children are inserted in this society permeated by advertisements and information. With regard to advertising for Brazilian children, given all the research carried out, we defend that the ideal would be the existence of a more rigid, more effective state regulation, not aiming at prohibition, but in the sense of actually protecting the children's public, establishing limits and carrying out inspections. We also believe that media education is essential for all citizens to be able to understand the content received. Finally, we also emphasize the need for this topic to be debated by the whole society with due importance and relevance.
La presente investigación, incluida en la línea de investigación “Procesos de formación, enseñanza y aprendizaje” del Programa de Posgrado en Educación de la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tiene como objetivo general identificar y analizar las representaciones sociales de los niños y la publicidad basada en sobre modelos internacionales de autorregulación de la publicidad en países de las Américas y Europa, con el fin de proponer posibles reflexiones para una orientación/protección de los niños brasileños frente a la publicidad dirigida a ellos. Para lograr este objetivo, se trazaron los siguientes objetivos específicos: Identificar y analizar los códigos de autorregulación de la publicidad dirigida a niños en países de América del Norte (Canadá y Estados Unidos), América Central (México) y América del Sur (Argentina, Brasil, Chile y Colombia); Identificar y analizar los códigos de autorregulación de la publicidad dirigida a niños en los países de Europa Occidental (Francia, Italia, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suecia y la Unión Europea); Identificar y analizar las representaciones sociales presentes en los documentos de autorregulación publicitaria de los países encuestados en relación con la niñez; y identificar y analizar las representaciones sociales de los especialistas sobre la publicidad dirigida a los niños. La investigación tuvo un enfoque cualitativo, diseño analítico-descriptivo y se dividió en dos fases de recolección de datos, siendo el análisis de documentos y entrevistas a profesionales que actúan en el tema abordado. El análisis de datos se realizó mediante la técnica de análisis de contenido de L. Bardin. Los resultados de la encuesta muestran que prácticamente todos los países estudiados cuentan con empresas u organismos que se encargan de elaborar códigos de autorregulación y que, en general, estos documentos suelen ser respetados. Aun así, notamos que en varios países, estos códigos no son suficientes para controlar la publicidad para niños. Hay limitaciones y falta de supervisión. La representación de los expertos de la publicidad dirigida a los niños estuvo dividida. Algunos señalan que tales anuncios deben ser revisados o incluso extinguidos, ya que violan los documentos legales para la protección de los ciudadanos y consumidores, otros señalan que deben existir, siempre que respeten las normas de control establecidas, ya que se insertan niños. en esta sociedad impregnada de anuncios e información. En vista de todas las investigaciones realizadas, defendemos que lo ideal, en lo que se refiere a la publicidad para los niños brasileños, sería la existencia de una regulación estatal más rígida, más eficaz, no con el objetivo de prohibir, sino en el sentido de proteger efectivamente la público infantil, fijando límites y realizando inspecciones. También creemos que la educación mediática es fundamental para que todos los ciudadanos puedan comprender los contenidos recibidos. Finalmente, también destacamos la necesidad de que este tema sea debatido por toda la sociedad con la debida importancia y pertinencia.

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Palavras-chave

Publicidade, Criança, Autorregulamentação, Representações sociais, Advertising, Child, Self-regulation, Social representations, Publicidad, Niño, Autorregulación, Representaciones sociales

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