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Publicação:
Concepções de docentes e intérpretes de Libras sobre a avaliação da aprendizagem de estudantes surdos

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Orientador

Manzini, Eduardo José

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A avaliação de estudantes surdos ainda é tema polêmico atualmente, cuja prática vai além das concepções de como e para que avaliar. Pois a avaliação da aprendizagem engloba aspectos que ultrapassam a utilização de instrumentos, e deve ser vista enquanto processo contínuo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de docentes e intérpretes de Libras acerca da avaliação da aprendizagem de estudantes surdos. Participaram desta pesquisa cinco docentes e dois intérpretes de Libras de uma escola Estadual de Ensino Médio localizada no Cone Sul do Estado de Rondônia. A pesquisa teve um enfoque qualitativo/descritivo, cuja coleta de dados utilizou entrevistas semiestruturadas e Cadernos de Conteúdo. O roteiro para a entrevista semiestruturada foi previamente elaborado e analisado por juízes, e uma entrevista piloto foi realizada. A coleta foi realizada em duas sessões, a primeira por meio da entrevista semiestruturada e, a segunda, com a utilização dos cadernos de conteúdo. Os Cadernos de Conteúdo foram compostos pela transcrição das falas, organizadas sequencialmente e dispostas em colunas, com setas numeradas indicando a leitura, de forma que os participantes pudessem alterar, complementar ou modificar as informações fornecidas durante a entrevista. Após a transcrição dos relatos das entrevistas e cadernos de conteúdo, os dados organizados foram submetidos a uma análise de conteúdo que se fundamentou na teoria da análise de concepções. Os resultados permitiram identificar nove concepções de avaliação fundamentada: 1) em documentos normativos ou praxe escolar; 2) no uso de recursos visuais; 3) em processo contínuo de acompanhamento; 4) em avaliação escrita; 5) na realização de atividades e exercícios intra/ extraclasse, participação e atividades práticas; 6) no tempo diferenciado de aprendizagem; 7) em prova oral/traduzida; 8) em mecanismo de verificação da aprendizagem; 9) na repetição e memorização. A pesquisa possibilitou compreender que a complexidade de elementos presentes no processo de avaliação da aprendizagem sugere que não existe uma única concepção de avaliação, há diferentes formas possíveis de abordar o ato de avaliar e que, para avaliar o estudante surdo, há que se considerar as singularidades linguísticas desse sujeito, com a exploração dos recursos visuais na avaliação da aprendizagem e o uso da Língua Brasileira de Sinais.

Resumo (inglês)

The evaluation of deaf students is still a polemic subject nowadays whose practice goes besides conceptions of how and why evaluating. Learning evaluation approaches aspects that overtake resources use and must be seen as a continuous proccess. The aim of this reasearch was to analyse teachers and sign language translaters conceptions about the learning of deaf students. Five teachers and two sign language translators took part of this research from a Satate High School located in the Southern Cone of the Satate os Rondônia. It had a qualitative/descriptive focus whose data collection run used semistructured interviews and Subjects Notebooks. The script for the semistructured interview was previously elaborated and analysed by judges, and a pilot interview was done. The data collection was performed in 2 sections, the first by semistructured interview, the second one using subject notebook. The subject notebooks were composed by speaking transcription sequentially organized and laid in coluns with numbered arrows indicating the Reading in a way that the participants could change, complemente or change the information provided during the interview. After the transcription of the interviews data and subject notebooks, the data were organized and submited to a subject analyses that were supported by the analyse theory of the conceptions. The results allowed to identify nine learning conceptions reasoned: 1) in regulatory documents or school practice; 2) in the use of visual resources; 3) in the following continuous process; 4) in the writing evaluation; 5) in the exercises performance or activities intra/extraclasse participation and practical activities; 6) in the different time of learning; 7) in oral test/translated; 8) in the sources of learning check; 9) in the repetition and memorizing act. The research allowed to comprehend that complexity of present elements in the learning evaluation process suggests that there is not just one evaluation conception, there are different ways to approach the act of evaluating and that evaluating a deaf student we must take into consideration linguistic singularities of this person exploring visual resources in the learning evaluation and use of the Brazilian Sign Language.

Descrição

Palavras-chave

Avaliação da aprendizagem, Concepções, Estudante surdo, Educação especial, Learning evaluation, Conceptions, Special needs education

Idioma

Português

Como citar

PRATES, Claudia Aparecida. Concepções de docentes e intérpretes de Libras sobre a avaliação da aprendizagem de estudantes surdos. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.

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