Publicação: Influências das mídias sobre os atletas e suas modalidades
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Machado, Afonso Antonio 

Verzani, Renato Henrique 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A evolução das mídias e das redes sociais virtuais como meio de circulação de informações, comunicação e influência social, acarreta modificações na sociedade em geral. Dentre os setores mais afetados por este crescimento exponencial, se encontra o meio esportivo, que desde o surgimento das mídias mais tradicionais, já passou a sofrer influência destas, e com seus avanços, se tornou um espetáculo lucrativo da sociedade contemporânea. O objetivo deste trabalho foi estudar quais os efeitos que este impacto pode exercer na carreira profissional de atletas e em suas modalidades, e como pode ser possível administrar tais impactos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, por meio de uma revisão bibliográfica, visando assim atender aos objetivos propostos quanto às influências das mídias. Na revisão realizada, foi encontrado que desde que esporte e meios de comunicação começaram a se relacionar, com as transmissões de competições esportivas, até os dias atuais, com a evolução midiática e com as redes sociais virtuais, o esporte vem sofrendo grande influência das mídias. Estas moldam o esporte e o espetacularizam para conseguir mais audiência ou acessos, e consequentemente, lucro. Além disso, as redes sociais virtuais, por serem um ambiente no qual o usuário não possui controle total, podem acabar trazendo problemas aos esportistas, prejudicando sua imagem ou privacidade, expondo-os a ofensas e perseguições, entre outros perigos, que podem levar a prejuízos emocionais como excesso de estresse, por exemplo, atrapalhando a vida esportiva, profissional e pessoal. Porém, com conscientização e instruções de uso das redes virtuais, e com acompanhamento psicológico e uso de ferramentas como coping (enfrentamento de problemas), essas possíveis situações problemas podem ser evitadas ou amenizadas. Por outro lado, as novas mídias também podem trazer muitas vantagens ao esporte como um todo e aos atletas. Muitas vezes elas são boas fontes de informação, além de poderem aproximar os fãs de esporte ao seu time ou atleta que acompanham. E para os atletas, pode ser um meio de promoção de imagem.
Resumo (inglês)
The evolution of media and virtual social networks as a means of information circulation, communication and social influence, entails changes in society in general. Among the sectors most affected by this exponential growth is the sporting environment, which since the emergence of more traditional media has already been influenced by these, and with their advances, has become a lucrative spectacle of contemporary society. The aim of this paper was to study the effects that this impact can have on the professional career of athletes and their modalities, and how it may be possible to manage such impacts. The research was qualitative, through a literature review, aiming to meet the proposed objectives regarding the influences of the media. In the review, it was found that since sports and media began to relate, with the broadcasting of sports competitions, to the present day, with the evolution of media and virtual social networks, sport has been greatly influenced by the media. These shapes the sport and spectacularize it to get more audience or hits, and consequently profit. In addition, virtual social networks, as an environment in which the user has no total control, can end up causing problems for athletes, harming their image or privacy, exposing them to offenses and harassment, among other dangers, which can lead to emotional damage such as excessive stress, for example, disrupting sports, professional and personal life. However, with awareness and instructions for using virtual networks, and with psychological monitoring and the use of tools such as coping, these possible problem situations can be avoided or mitigated. On the other hand, new media can also bring many advantages to sport as a whole and to athletes. They are often good sources of information and can bring sports fans closer to their team or athlete they follow. And for athletes, it can be a means of image promotion.
Descrição
Palavras-chave
Esportes - Aspectos psicológicos, Atletas, Comunicação de massa e esportes, Mídia e tecnologias, Esporte, Media and technologies, Athletes, Sport
Idioma
Português