Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção

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Data

2022-04-18

Autores

Colombo, Gustavo Gonçalves

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

No contexto organizacional a informação apresenta destaque e relevância para as melhorias organizacionais e para a tomada de decisão. Defende-se que a administração competente envolve necessariamente a gestão da informação. Nesse sentido, as organizações têm se desenvolvido e se adaptado a um cenário complexo e com inúmeras variáveis, compreender a importância da informação, dos fluxosinformacionais e da gestão da informação possibilita a essas organizações o seu desenvolvimento pleno. As micro e pequenas empresas são organizações essenciais para a geração de renda e de postos de trabalho no País, sendo assim necessitam desenvolver estratégias voltadas ao uso estratégico de dados e informações aplicando-os aos processos organizacionais diários, entre eles o processo decisório. A falta de compreensão acerca da importância da gestão da informação para os gestores das micro e pequenas empresas dificultam o desenvolvimento do negócio e sua preparação para os desafios futuros. Nessa perspectiva, o problema que conduziu o desenvolvimento desta pesquisa se refere a: como a gestão da informação pode proporcionar maior produtividade e competitividade às micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção? À vista disso, o objetivo geral enfocou analisar as atividades de gestão da informação aplicadas à melhoria do desempenho das micro e pequenas empresas do setor de têxtil e de confecção. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo descritiva e exploratória. Para tanto, utilizou-se o método ‘Estudo de Caso’. Para o levantamento bibliográfico aplicou-se a técnica de Revisão Sistemática da Literatura compreendendo o período de onze anos (2010-2020), por meio de protocolo específico. Para a coleta de dados aplicou-se a entrevista semiestruturada, questionários estruturados por meio da Escala de Likert e o roteiro de observação direta. A técnica utilizada para a análise de dados foi a de triangulação de dados. Como resultado evidencia-se a importância da informação para o contexto organizacional e a sua contribuição nas atividades operacionais e de decisões nas micro e pequenas empresas. A gestão da informação é estratégica para as organizações e garante que os dados e os insumos gerados no contexto organizacional, colaborem para a tomada de decisão gerencial e estratégica, além de garantir o alinhamento organizacional, que proporciona a melhoria dos ambientes internos no contexto organizacional. Como considerações finais, a pesquisa demonstrou que a aplicação de diretrizes recomendadas a gestão da informação nas micro e pequenas empresas são fundamentais para uma maior assertividade e competitividade estratégica e que tal gestão possibilita aos gestores maior suporte às tomadas de decisão.
In the organizational context, information is highlighted and relevant for organizational improvements and decision-making. It is argued that competent administration necessarily involves information management. In this sense, organizations have developed and adapted to a complex scenario with numerous variables, understanding the importance of information, information flows and information management enables these organizations to fully develop. Micro and small companies are essential organizations for the generation of income and jobs in the country, so they need to develop strategies aimed at the strategic use of data and information, applying them to daily organizational processes, including the decision-making process. The lack of understanding about the importance of information management for managers of micro and small companies makes it difficult to develop the business and prepare it for future challenges. From this perspective, the problem that led to the development of this research refers to: how can information management provide greater productivity and competitiveness to micro and small companies in the textile and apparel sector? In view of this, the general objective focused on analyzing information management activities applied to improving the performance of micro and small companies in the textile and apparel sector. Regarding the methodological procedures, the research is qualitative-quantitative, descriptive and exploratory. For this, the 'Case Study' method was used. For the bibliographic survey, the technique of Systematic Literature Review was applied, covering the period of eleven years (2010-2020), through a specific protocol. For data collection, a semi-structured interview, structured questionnaires using the Likert Scale and a direct observation script were applied. The technique used for data analysis was data triangulation. As a result, the importance of information for the organizational context and its contribution to operational activities and decisions in micro and small companies is evident. Information management is strategic for organizations and ensures that the data and inputs generated in the organizational context, collaborate for managerial and strategic decision-making, in addition to ensuring organizational alignment, which provides the improvement of internal environments in the organizational context. As final considerations, the research showed that the application of recommended guidelines for information management in micro and small companies are fundamental for greater assertiveness and strategic competitiveness and that such management allows managers to provide greater support for decision-making.
En el contexto organizacional, la información se destaca y es relevante para las mejoras organizacionales y la toma de decisiones. Se argumenta que la administración competente pasa necesariamente por la gestión de la información. En este sentido, las organizaciones se han desarrollado y adaptado a un escenario complejo con numerosas variables, comprender la importancia de la información, los flujos de información y la gestión de la información permite que estas organizaciones se desarrollen plenamente. Las micro y pequeñas empresas son organizaciones esenciales para la generación de ingresos y empleos en el País, por lo que necesitan desarrollar estrategias encaminadas al uso estratégico de datos e información, aplicándolos a los procesos organizacionales cotidianos, incluyendo la toma de decisiones. La falta de comprensión sobre la importancia de la gestión de la información para los gerentes de las micro y pequeñas empresas dificulta el desarrollo del negocio y prepararlo para los desafíos futuros. Desde esta perspectiva, el problema que motivó el desarrollo de esta investigación se refiere a: ¿cómo la gestión de la información puede brindar mayor productividad y competitividad a las micro y pequeñas empresas del sector textil y confecciones? Ante ello, el objetivo general se centró en analizar las actividades de gestión de la información aplicadas a la mejora del desempeño de las micro y pequeñas empresas del sector textil y de confecciones. En cuanto a los procedimientos metodológicos, la investigación es cualitativa-cuantitativa, descriptiva y exploratoria. Para ello se utilizó el método de 'Estudio de Caso'. Para el levantamiento bibliográfico se aplicó la técnica de Revisión Sistemática de Literatura, abarcando el período de once años (2010-2020), a través de un protocolo específico. Para la recolección de datos se aplicó una entrevista semiestructurada, cuestionarios estructurados utilizando la Escala de Likert y un guión de observación directa. La técnica utilizada para el análisis de datos fue la triangulación de datos. Como resultado, se evidencia la importancia de la información para el contexto organizacional y su aporte a las actividades y decisiones operativas en las micro y pequeñas empresas. La gestión de la información es estratégica para las organizaciones y asegura que los datos e insumos generados en el contexto organizacional, colaboren para la toma de decisiones gerenciales y estratégicas, además de asegurar el alineamiento organizacional, lo que proporciona la mejora de los ambientes internos en el contexto organizacional. Como consideraciones finales, la investigación mostró que la aplicación de los lineamientos recomendados para la gestión de la información en las micro y pequeñas empresas son fundamentales para una mayor asertividad y competitividad estratégica y que dicha gestión permite a los gerentes brindar un mayor apoyo para la toma de decisiones.

Descrição

Palavras-chave

Gestão da informação, Diferenciais competitivos, Competitividade, Organizações, Ambiente empresarial, Estudo de caso múltiplo, Micro e pequenas empresas, Information management, Competitive differentials, Competitiveness, Organizations, Business environment, Multiple case study, Micro and small business, Gestión de la información, Diferenciales competitivos, Competitividad, Entorno de negocio, Organizaciones

Como citar

COLOMBO, Gustavo Gonçalves. Gestão da informação em contexto organizacional: um estudo de caso de caso de micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.