A pedagogia de Gabriela Mistral: por uma poética da educação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-04-11

Autores

Silva, Luciana Ferreira da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Propositalmente, esta é uma pesquisa heteróclita, tanto em sua forma discursiva, quanto em seu conteúdo. Sendo seu núcleo investigativo o trabalho poético e pedagógico da educadora-escritora chilena Gabriela Mistral, fez-se incontornável adentrarmos diferentes registros – éticos, estéticos, políticos e vivências – a fim de realizar a tarefa. Desse modo, e por força mesmo das intersecções aqui produzidas, ou seja, por cruzamentos provocados pelos processos educacionais e os de subjetivação, e igualmente, pelos encontros entre a pedagogia, a literatura-poesia e a experiência educacional da própria pesquisadora, impôs-se a esta pesquisa hibridizar-se. Nossa própria experiência, de mais de duas décadas com a educação, principalmente com a Educação Popular, nos permitiu dialogar livremente com nosso tema de pesquisa e, assim, afirmar uma estética da existência em articulação com nossos próprios trabalhos no campo educacional – um encontro no espaço-tempo Chile e Brasil, mas também além, um encontro entre desejos e realizações, ou seja, entre possíveis e ympossyveys.
This is a composite research, both in its discursive form and in its content. Being its investigative core the poetic and pedagogical work of the Chilean educator-writer Gabriela Mistral, we have entered different registers - ethical, aesthetic, political and experiences - in order to accomplish the task. In this way, and by force of the intersections produced here, that is, by the crossings provoked by the educational processes and those of subjectivation, and also by the encounters between pedagogy, literature-poetry and the educational experience of the researcher herself, it was necessary for this research to hybridize. Our own experience of more than two decades in education, mainly in Popular Education, allowed us to dialogue freely with our research subject and, thus, to affirm an esthetics of existence in articulation with our own work in the educational field - an encounter in the space-time Chile and Brazil, but also beyond, an encounter between desires and realizations, that is, between possible and ympossyveys.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Poesia, Arte e cultura, Educação popular, Diferença, Educational processes, Subjectivation processes, Poetics

Como citar