O uso da modelagem matemática no ensino de matemática
Alternative title
The use of mathematical modeling in mathematics teachingAuthor
Advisor
Date
2022-03-09Type
View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
É certo que a matemática não deve ser vista apenas como números e fórmulas, mas também como uma forma de desenvolver raciocínios e auxiliar nas tomadas de decisões. Dessa forma, a modelagem matemática surge como uma alternativa pedagógica positiva para a educação. Com a finalidade de conectar os conteúdos matemáticos com as vivências do aluno, o método tem se mostrado eficaz no aprendizado dos estudantes e despertado o interesse na disciplina. Motivado pela ideia de desmistificar a matemática como uma matéria de difícil compreensão e tomando como base os baixos índices de aprendizado na disciplina, esse trabalho é norteado pela pergunta “Como trazer mais sentido para as aulas de matemática?”. Portanto, propõe-se a discorrer sobre a modelagem matemática e apresentar relatos de atividades que utilizam da modelagem e servem como orientação para um ensino mais dinâmico e atrativo, seguindo as direções propostas pela BNCC nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo desse trabalho é apresentar uma tendência de ensino que colabora para o aprendizado dos alunos e permite que eles consigam atribuir maior significado aos conteúdos que estão aprendendo. Desenvolvido em uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e procedimento bibliográfico, o trabalho apresenta resultados satisfatórios quanto ao uso da modelagem matemática para o entendimento de conteúdos matemáticos.
It is true that mathematics should not be seen only as numbers and formulas, but also as a way to develop reasoning and assist in decision making. Thus, mathematical modeling emerges as a positive pedagogical alternative for education. With the purpose of connecting mathematical content to the student's experiences, the method has proven to be effective for student learning and has awakened interest in the subject. Motivated by the idea of demystifying mathematics as a subject of difficult understanding and based on the low rates of learning in the subject, this work is guided by the question "How to bring more meaning to mathematics classes?". Therefore, it is proposed to discuss mathematical modeling and present reports of activities that use modeling and serve as guidance for a more dynamic and attractive teaching, following the directions proposed by the BNCC in the final years of elementary school. The goal of this work is to present a teaching trend that contributes to student learning and allows them to assign greater meaning to the content they are learning. Developed in a qualitative approach of exploratory classification and bibliographical procedure, the work presents satisfactory results regarding the use of mathematical modeling for the understanding of mathematical content.
How to cite this document
Keywords
Language
Sponsor
Collections

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A educação matemática no Brasil da perspectiva do discurso de pesquisadores
Venturin, Jamur Andre(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015) [Tese de doutorado]
This study focuses on Mathematics Education, which begs the question of the following inquiry: What do Mathematics Education researchers have to say about Mathematics Education in Brazil?. The objective is to understand ... -
Um breve panorama das Matemáticas Mistas e seus desdobramentos
Godoy, Kleyton Vinicyus (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Tese de doutorado]Realizamos um histórico da introdução das “matemáticas mistas”, e identificamos que o filósofo Francis Bacon (1561-1626) é creditado por meio das publicações “Proficience and Advancement of Learnings” em 1605 e “De Dignitate ... -
O princípio da Indução Finita e jogos para o ensino de funções
Martins, Rosilaine Sanches(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015) [Dissertação de mestrado]
The proposal of this work is to relate functions, progressions, principle of mathematical induction and games for the learning of mathematics. Applied games are Torre de Hanói, Jogos dos Anéis Chineses and Salto de Rã game, ...