Análise do discurso literário no processo de análise documental de textos narrativos de ficção: comparações discursivas e proposta de modelo de leitura para contos

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Data

2022-04-07

Autores

Caprioli, Mariana da Silva [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Análise do Discurso Literário (ADL), se mostrou uma metodologia viável para a Análise Documental no que se refere a identificação de termos de assuntos para a análise e representação temática da informação de obras de ficção, como observado por Caprioli (2018), se tornando parte importante na representação dessas obras, uma vez que o foco em unidades de informação se trata de textos científicos. A indexação de obras de ficção apresenta uma lacuna histórica e só começou a mudar com o aparecimento de alguns sistemas de recuperação e pesquisas mais recentes. Os Modelos de Leitura para a indexação trabalham para que exista agilidade e estratégias na identificação de conceitos que facilitam a realização da indexação de vários tipos de textos e podem ser viáveis inclusive para contos. Dessa forma, o objetivo geral da tese foi propor a análise de contos de autores de diferentes épocas por meio da ADL para auxiliar na construção de um modelo de leitura para contos com foco na utilização em unidades de informação de maneira efetiva, evidenciando, no processo, a diferença entre os textos científicos e os textos literários. Enquanto os objetivos específicos foram: levantar conceitos fundamentais de Representação e Recuperação da Informação, Textos Científicos e Literários, Análise do Discurso e Análise (AD) do Discurso Literário (ADL) e todos os outros fundamentais para a caracterização da base teórica da tese; observar as diferenças entre os textos científicos e os textos literários, especificamente os artigos científicos e os contos; analisar os contos: “Na Arca” e “O espelho” de Machado de Assis, do livro “Papéis avulsos”, “Coincidências” e “Beijinhos no rosto”, de Rubem Fonseca, do livro “Secreções, excreções e desatinos”, “O lançador de batatas” e “Eu desconfio que...”, de Fernanda Young, do livro “Estragos” “Bia não quer merendar” e “Nós, os que ficamos”, de Rodrigo Ciríaco, do livro “Te pego lá fora” com a ADL para observar os discursos proferidos em vários períodos de tempo; observar qual a realidade das Representação e Recuperação da Informação de contos no contexto de Bibliotecas Públicas Brasileiras, com exemplo da Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença”; propor um modelo de leitura para contos, que auxiliará na retirada de termos para a representação e indexação em bibliotecas e aplicar o modelo de leitura nos contos selecionados para comprovar sua aplicabilidade. Os objetivos foram concluídos com sucesso, os contos selecionados foram analisados através da ADL, o Modelo de Leitura foi criado e aplicado e servirá de auxílio na retirada de termos para indexação de livros de contos em bibliotecas, principalmente as Públicas brasileiras, que possuem grande acervo de livros de ficção, incluindo contos, mas que a indexação não é eficaz para a recuperação
Literary Discourse Analysis (LDA) proved to be a viable methodology for Document Analysis regarding the identification of subject terms for the analysis and thematic representation of information from fiction texts, as noted by Caprioli (2018), becoming an important part for the representation of these works, since the focus on information units is scientific texts. The indexing of works of fiction has a historical gap and only started to change with the emergence of some retrieval systems and more recent research. The Reading Models for indexing aim to obtain agility and strategies in the identification of concepts that facilitate indexing. Thus, the main objective of the thesis was to propose the analysis of short stories by authors from different times through LDA in order to construct a reading model for short stories focusing on the effective use in information units, evidencing, in the process, the difference between scientific texts and literary texts. While the specific objectives were: to raise fundamental concepts of Representation and Information Retrieval, Scientific and Literary Texts, Discourse Analysis and Literary Discourse Analysis and all other fundamental concepts for the characterization of the theoretical basis of the thesis; observe the differences between scientific texts and literary texts, specifically scientific articles and short stories; analyze the tales: “Na Arca” and “O espelho” by Machado de Assis, from the book “Papéis avulsos”; “Coincidências” and “Beijinhos no rosto”, by Rubem Fonseca, from the book “Secreções, excreções e desatinos”; “O lançador de batatas” and “Eu desconfio que...”, by Fernanda Young, from the book “Estragos”; “Bia não quer merendar” and “Nós, os que ficamos”, by Rodrigo Ciríaco, from the book “Te pego lá fora” with LDA to observe discourses in various time periods; to observe the reality of the Representation and Information Retrieval of short stories in the context of Brazilian Public Libraries, with an example of the Municipal Library of Marília “João Mesquita Valença”; propose a reading model for short stories, which will help in extracting of terms for representation and indexing in libraries and apply the reading model in selected short stories to prove its applicability. The objectives were successfully completed, the selected short stories were analyzed through the LDA, the Reading Model was created and applied and will serve as an aid in the removal of terms for indexing books of short stories in libraries, especially the Brazilian Public ones, which have a large collection of fiction books, including short stories, but that indexing is not effective for retrieval.

Descrição

Palavras-chave

Análise do discurso, Análise documentária, Contos, Indexação, Discourse analysis, Short stories, Indexing

Como citar

CAPRIOLI, Mariana da Silva. Análise do discurso literário no processo de análise documental de textos narrativos de ficção: comparações discursivas e proposta de modelo de leitura para contos. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.