Discursos sobre a prática de escrita literária de jovens: o diálogo entre a literatura na escola e a fanfiction

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-10

Autores

Lara, Marina Totina de Almeida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese objetiva refletir acerca do discurso sobre a produção escrita literária de jovens em diferentes campos de atividade, especificamente, no escolar e no da arte, de modo a compreender valores sobre a produção literária escrita nesses diferentes contextos e os eventuais diálogos entre eles. Assume-se, neste estudo, como embasamento teórico-metodológico, os estudos do Círculo de Bakhtin e seus comentadores, posicionando-se no campo da Análise Dialógica do Discurso. Dessa perspectiva, destaca-se como conceitos fundamentais: arquitetônica do enunciado concreto, gêneros do discurso, diálogo e campo de atividade. Para tal investigação, esta tese compõe uma discussão sobre discursos em relação à produção textual de gêneros literários no campo escolar (incluindo, nesse “grupo”, propostas de produção de gêneros literários em livros didáticos destinados ao Ensino Médio – público e particular – e propostas de produção desses gêneros em provas de exames vestibulares – somadas, nesse caso, às respectivas expectativas da banca) e no campo da arte, em comentários de produções literárias na Internet, em sites de Fanfics. Em relação ao campo escolar, contempla-se: a) estudos sobre o funcionamento do campo escolar e b) estudos sobre escolarização de modo mais amplo e, mais especificamente, escolarização da produção escrita de textos. Em relação à literatura, nosso trabalho compõe: a) estudos sobre o campo da arte e b) estudos sobre a abordagem da literatura e do texto literário no campo escolar no Brasil. Quanto às fanfics, analisa-se a arquitetônica dessas produções e o que se espera desses textos/autores em relação à escrita literária por meio dos comentários de fanfics da Série 13 Reasons Why. Nossas análises encaminham para a seguinte conclusão: há um movimento na constituição do campo da arte propiciado, por exemplo, pelas políticas públicas e pelos movimentos sociais, que inclui autores e textos antes marginalizados nesse universo, o qual é minimizado no campo escolar (tanto nos LD, quanto nas provas de vestibulares), tendo em vista que, ao escolarizar o conteúdo, atualiza do campo da arte somente o conhecimento historicamente valorizado – ligando-se, portanto, ao canônico. Assim, quando esses mesmos sujeitos – estudantes e escritores de literatura – procuram o reconhecimento enquanto autores fora dos muros da escola, demonstram um conflito de valores em relação ao texto literário e à concepção de autoria: querem, em um universo compreendido como marginal no campo da arte, ser reconhecidos como os grandes autores, sob valores canônicos em relação à literatura e, por sua vez, à escrita, fato que temos compreendido como um conflito oriundo dos diálogos entre os valores que aprendem sobre a literatura e o texto literário no campo escolar.
This thesis aims to ponder on the discourse in the literary written production of young people in different activity fields, more specifically in the school and art fields, as to understand the values behind the literary written production in such different contexts and occasional dialogues between one another. In the current study, we assume, as theoretical and methodological base, the studies of the Bakhtin Circle and its commentators, placed in the Dialogical Discourse Analysis. From this perspective, we highlight as key concepts: the architectonics of concrete statement, genres of discourse, dialogue, and activity field. For such investigation, this thesis proposes a discussion about discourses regarding the textual production of literary genres in the school field (considering, in this “group”, proposals of literary genre production in text books for high school – private and public sectors – and proposals of literary genre production in university entrance exams – added to the expectations of their respective evaluation boards) and in the art field, in commentaries on literary productions on the internet, in websites for fanfiction. Regarding the school field, we contemplate: a) studies about the functioning of the school field and b) studies about schooling in a more comprehensive way, and more specifically, schooling of the written production of texts. As for literature, our work embraces: a) studies in the art field and b) studies about the approach of literature and the literary text in the school field in Brazil. Concerning fanfics, we analyze the architectonics of these productions and what is expected from these texts/authors regarding literary writing in commentaries of fanfics on the series 13 Reasons Why. Our analyses lead to the following conclusion: there is a movement in the constitution of the art field induced by public policies and social movements, for example, which include authors and texts that are marginalized in this universe, which, on its turn, is minimized in the school field (both in text books and university entrance exams), bearing in mind that, when the content is formalized in schools, it borrows from the art field only the knowledge that is historically valued – being, therefore, connected to the canonic content. Thus, when those same individuals – students and literature writers – wait for recognition as authors outside the school walls, they show a conflict of values regarding literary texts and authorship conceptions: they want, in a universe understood as marginal in the art field, be recognized as great authors, under canonic values regarding literature and, on its turn, regarding writing, fact that we have understood as a conflict arising from dialogues among values they learn about literature and literary text in the school field.

Descrição

Palavras-chave

Produção literária escrita, Campo escolar, Estudos bakhtinianos, Written literary production, School field, Bakhtinian studies

Como citar