Nova viola brasileira: uma cena musical marcada por experiências estéticas híbridas e mediações culturais e comunicacionais

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Data

2022-03-28

Autores

Polettini, Ricardo

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A tese analisa a música de viola brasileira contemporânea em uma abordagem comunicacional e estética. Desenvolve articulações entre a ideia de uma cena musical da viola na atualidade com os conceitos de mediações culturais da comunicação e mediações comunicacionais da cultura, hibridismos e transculturação. O estudo assume a noção de experiência estética em sua dimensão relacional, enquanto percepção sensível partilhada em uma sociedade que tem na mídia um elemento chave de sua estrutura, e se insere no campo da produção de sentidos na cultura midiatizada. Desde que foi introduzida no Brasil pelos portugueses, no século XVI, a viola se difundiu por várias regiões do país e passou por uma série de transformações ao longo da história, principalmente no século XX, a partir das primeiras gravações das duplas caipiras, quando alcançou sucesso no rádio, cinema e TV. No século XXI, a nova viola brasileira se manifesta como cena musical, estabelecendo práticas de produção, consumo e circulação em um ambiente de transculturação e referências cruzadas, resultando em poéticas híbridas que se desdobram em novas experiências estéticas, em um reiterado ciclo criativo. A tese traz uma análise interpretativa sobre a cena musical da nova viola brasileira fundamentada em pesquisa documental e bibliográfica e em entrevistas com violeiros, que falam sobre sua relação com a música, a indústria cultural, as tradições e o ambiente digital. A pesquisa realizada nos permite afirmar que a nova viola brasileira constitui uma cena musical marcada por experiências estéticas híbridas e mediações culturais e comunicacionais. As discussões contribuem para compreensão de fenômenos comunicacionais no âmbito da música popular e da sociedade em processo cada vez mais acelerado de midiatização.
The thesis analyzes contemporary Brazilian viola music in a communicational and aesthetic approach. It develops articulations between the idea of a musical scene of the viola nowadays with the concepts of cultural mediations of communication and communicational mediations of culture, hybridisms and transculturation. The study assumes the notion of aesthetic experience in its relational dimension, as a sensitive perception shared in a society that has the media as a key element of its structure, and is inserted in the field of production of meanings in mediatized culture. Since it was introduced in Brazil by the Portuguese, in the 16th century, the viola has spread through several regions of the country and has undergone a series of transformations throughout history, especially in the 20th century, from the first recordings of the caipira duos, when it reached success on radio, film and TV. In the 21st century, the new Brazilian viola manifests itself as a musical scene, establishing production, consumption and circulation practices in an environment of transculturation and cross-references, resulting in hybrid poetics that unfold into new aesthetic experiences, in a reiterated creative cycle. The thesis brings an interpretative analysis of the musical scene of the new Brazilian viola based on documentary and bibliographic research and on interviews with guitar players, who talk about their relationship with music, the cultural industry, traditions and the digital environment. The research carried out allows us to affirm that the new Brazilian viola constitutes a musical scene marked by hybrid aesthetic experiences and cultural and communicational mediations. The discussions contribute to the understanding of communicational phenomena in the context of popular music and society in an increasingly accelerated process of mediatization.
La tesis analiza la música de viola brasileña contemporánea en un enfoque comunicacional y estético. Desarrolla articulaciones entre la idea de escena musical de la viola en la actualidad con los conceptos de mediaciones culturales de la comunicación y mediaciones comunicacio- nales de la cultura, hibridismos y transculturación. El estudio asume la noción de experiencia estética en su dimensión relacional, como percepción sensible compartida en una sociedad que tiene a los medios como elemento clave de su estructura, y se inserta en el campo de la producción de sentidos en la cultura mediatizada. Desde que fue introducida en Brasil por los portugueses, en el siglo XVI, la viola se ha extendido por varias regiones del país y ha sufrido una serie de transformaciones a lo largo de la historia, especialmente en el siglo XX, desde las primeras grabaciones de los dúos de caipira, cuando alcanzó el éxito en la radio, el cine y la televisión. En el siglo XXI, la nueva viola brasileña se manifiesta como escena musical, estableciendo prácticas de producción, consumo y circulación en un ambiente de transculturación y cruces de referencias, resultando en poéticas híbridas que se despliegan en nuevas experiencias estéticas, en un ciclo creativo reiterado. La tesis trae un análisis interpretativo de la escena musical de la nueva viola brasileña a partir de investigaciones documentales y bibliográficas y de entrevistas con guitarristas, que hablan de su relación con la música, la industria cultural, las tradiciones y el entorno digital. La investigación realizada permite afirmar que la nueva viola brasileña constituye un escenario musical marcado por experiencias estéticas híbridas y mediaciones culturales y comunicacionales. Las discusiones contribuyen a la comprensión de los fenómenos comunicacionales en el contexto de la música popular y de la sociedad en un proceso de mediatización cada vez más acelerado.

Descrição

Palavras-chave

Viola brasileira, Experência estética, Cena musical, Midiatização, Mediações, Hibridismos culturais, Brazilian viola, Aesthetic experience, Music scene, Mediatization, Mediations, Cultural hybrids, Viola brasileña, Experiencia estética, Escena musical, Mediatización, Mediaciones, Hibridismos culturales

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