Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise de oficinas pedagógicas com a temática ambiental com alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental em uma escola municipal em Rio Claro - SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ecologia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho foi realizado a partir do Projeto de extensão em Educação Ambiental Semente Viva e analisou os resultados das atividades realizadas pelo grupo com crianças do segundo ano do ensino fundamenta l de uma escola da rede municipal de Rio Claro, em relação aos propósitos do grupo e da escola. Sendo assim, trata se de um estudo de caso, que utilizou a observação participante, a análise documental e entrevistas com os alunos, com os professores e com os integrantes do grupo Semente Viva para a coleta de dados. Os resultados indicam que, apesar das limitações, especialmente quanto ao embasamento teórico para a construção das metodologias aplicadas, as atividades realizadas pelos membros do projeto foram muito bem recebidas pelos alunos, pela escola e professora da turma. Além de despertar o interesse das crianças sobre questões socioambientais, as atividades buscaram valorizar o desenvolvimento da autonomia das mesmas, adotando o brincar como essencial em cada atividade.

Resumo (inglês)

This research was carried out with the Semente Viva Environmental Education Project and analyzed the activities carried out by the group with children of the second year of elementary school of a Rio Claro municipal school, according to their performance in the group and school purposes. Thus, it is a case study that used participant observation, document analysis and interviews with studen ts, teachers and group members for data collection. The results indicate that, despite the limitations, especially regarding the theoretical basis for the construction of the applied methodologies, the activities performed by the project members are very w ell received by the students and the teacher. In addition to arousing children's interest in socio environmental issues, the activities valued their autonomy and respected playing as essential in each activity.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Educação infantil, Permacultura, Environmental education, Child education, Permaculture

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação