Utilização de agregados reciclados de concreto da ponte rodoviária Hélio Serejo - SP/MS na produção de concreto usinado

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Data

2022-04-11

Autores

Bonilha, Yann Carvalho

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A disposição adequada dos resíduos provenientes da construção civil é, atualmente, um dos quesitos de maior relevância do ponto de vista legal. Por outro lado, o reaproveitamento destes resíduos tem sido objeto de estudo em diversas áreas. É neste contexto que este trabalho mostra a viabilidade do uso do resíduo proveniente da reforma da ponte Hélio Serejo que liga os estados de SP e MS, sobre o rio Paraná. Desde a reforma da ponte, o resíduo se encontra depositado às margens da orla turística do município de Presidente Epitácio, SP e, até o presente momento, não houve manifestações para seu reaproveitamento e, tampouco, para sua remoção do local. Também, ainda não há estudos disponíveis na literatura que mostrem a caracterização e o potencial de reuso do resíduo proveniente da reforma da ponte Hélio Serejo, o qual denominamos agregados reciclados de concreto (ARC). Este trabalho mostra, portanto, resultados da substituição total do agregado graúdo natural pelos agregados reciclados de concreto (ARC) na preparação de concreto usinado. Os ARC foram caracterizados por fluorescência e difração de Raios X, análise granulométrica, massa específica e material pulverulento. Foram avaliadas as propriedades do concreto no estado fresco (slump test), endurecido (resistência a compressão) e durabilidade (absorção de água). Para isso, os ARC foram beneficiados em um reciclador de resíduos sólidos e classificados em três granulometrias (ARC 1, ARC2 e ARC3). O ARC de menor granulometria (ARC1) foi descartado por apresentar material pulverulento acima de 5%. Para estudos comparativos, foram produzidos dois traços de concreto: um contendo apenas agregados naturais (traço piloto) e o outro contendo a substituição total do agregado graúdo por agregados de maior granulometria, utilizando duas granulometrias diferentes, ambos utilizados para preparação de corpos de prova cilíndricos. O teste de abatimento de tronco ao cone apresentou em ambos os traços, consistência fluida (classe S100). No que tange às propriedades vii mecânicas, os dois traços apresentaram resistência à compressão axial aos 28 dias, acima de 35 MPa para a qual é um material que pode ser aplicado na pavimentação. O desempenho dos corpos de provas apresentou resultados abaixo de < 6% para o ensaio de absorção de água por imersão. O traço com ARC apresentou propriedades adequadas para serem utilizados em concretos, atendendo às exigências das normas brasileiras. Os resultados obtidos mostraram que o resíduo proveniente da reforma da ponte Hélio Serejo pode, portanto, ser utilizado em substituição total aos agregados graúdos em concreto, contribuindo economicamente com o setor da construção civil e, como consequência, promovendo redução dos impactos ambientais causados pela sua disposição inapropriada no local.
The proper disposal of waste from civil construction is currently one of the most relevant requirements from a legal view point. On the other hand, the reuse of these wastes has been the object of study in several areas. It is in this context that this work shows the feasibility of using the waste from the reform of the Hélio Serejo bridge, that connects SP and MS states, over the Paraná River. Since the reform of these bridge, the waste has been deposited on the banks of the Presidente Epitácio, SP touristic edge, and, until now, there have been no demonstrations for its reuse, nor for its removal from this local. Also, there are no studies available in the literature that show the potential for this waste reuse, which we call recycled concrete aggregates (RCA). Therefore, this work shows results of the total replacement of natural coarse aggregate by recycled concrete aggregates (RCA) in the machined concrete preparation. The concrete properties in its fresh state (slump test), hardened (compressive strength) and durability (water absorption) were evaluated. For this, the RCA were benefited in a solid waste recycler and classified into three particle sizes (RCA1, RCA2 and RCA3). The RCAs were characterized by fluorescence and X-ray diffraction, particle size analysis, specific mass and powdery material. The smallest particle size RCA (RCA1) was discarded because it presented powdery material above 20%. For comparative studies, two concrete mixes were produced: the first, containing only natural aggregates (pilot mix) and the second, containing the total replacement of the coarse aggregate by RCA2 and RCA3, both used to prepare cylindrical specimens. The trunk-to-cone slump test showed fluid consistency in both mixtures (class S100). Regarding the mechanical properties, the two mixtures showed compressive strength at 28 days, above 35 MPa. The specimens showed water absorption by immersion results below < 6%. The mix with RCA presented adequate properties to be used in concrete, meeting the requirements of Brazilian standards. The results obtained showed that the waste from the reform of the Hélio Serejo bridge can, therefore, be used in total replacement to the coarse ix aggregates in concrete production, contributing economically to the civil construction sector and, as a consequence, promoting the reduction of environmental impacts caused by its inappropriate disposal on site.

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Palavras-chave

Agregado reciclado de concreto, Resíduo, Reaproveitamento, Concreto, Recycled concrete aggregate, Waste, Reuse, Concrete

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