Publicação: A importância da literatura na formação e desenvolvimento da criança de 4 a 5 anos na educação infantil
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Osti, Andréia 

González, Abel Gustavo Garay
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A literatura é uma prática muito comum dentro das escolas e salas de aula, inclusive
na Educação Infantil. Através da leitura a criança aprende, se diverte, imagina, pensa,
sente, e, acima de tudo, se desenvolve de forma ontogenética. A literatura contribui
imensamente para o desenvolvimento físico, afetivo, cognoscitivo e social da criança,
colabora também para o que Vigotsky intitula como as ‘funções psíquicas superiores’,
sendo elas: memória, imaginação, pensamento, consciência, percepção, atenção,
fala, vontades, formação de conceitos e emoções. O uso da literatura na rotina
escolar, quando utilizada como atividade intencional, tende a gerar resultados
positivos para os alunos envolvidos, contribuindo para seu desenvolvimento
cognoscitivo. Dessa forma, o objetivo central é analisar, através da pesquisa
bibliográfica, a importância da literatura na formação e desenvolvimento da criança de
4 a 5 anos na Educação Infantil. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar o
quão importante é a literatura, e a prática docente, para o aprendizado das crianças
de 4 a 5 anos. Com este estudo, verificou-se as contribuições da literatura com
intencionalidade no dia a dia, concluindo que, a Literatura Infantil tem como objetivo
principal o desenvolvimento da criança nas suas máximas qualidades humanas,
contribuindo para a formação e desenvolvimento das suas funções psíquicas
superiores, além de possibilitar momentos de reflexão sobre assuntos significativos
sobre a prática pedagógica dos docentes da Educação Infantil.
Resumo (inglês)
Literature is a very commun practice within school and classrooms, including in early
childhood education. Through reading, children learn, have fun, imagine, think, feel
and beyond all this they develop in a orthogenetic way.The literature highly contributes
for physical, affective, cognoscitive, social development for children, collaborating to
what Vigotsky intitulates as "superior psychic function", being them, the use of memory,
imagination, thought, consciousness, perception, attention, speach, having wills and
formation of concepts and emotions. The use of literature in scholar routine, when used
in an intentional way, tends to generate positive results to the students involved,
contributing to their cognoscitive development. Therefore this undergraduate
dissertation had the central objective to analyze through bibliographical survey the
importance of literature on formation and development of 4 to 5 years old children on
Kindergarden. Thus, it is proposed to show reflections and analyze the importance of
the literature and the teacher's practice for the learning of 4 to 5 years children. Using
this study, was verified the contributions of the literature with intentionality in daily life,
concluding that the child literature has as a main objective the development of the child
on its maximum human qualities, contributing for the formation and development of
their psychic superior functions, beyond to possibility moments of reflexion about
significative subjects about pedagogical practices of teachers in childhood education.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Criança, Literatura infantojuvenil, Desenvolvimento, Educação de crianças, Childhood literature, Child, Development, Historical cultural theory
Idioma
Português