Dimensões de cultura em diários reflexivos de aprendizagem do MulTec

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-06-03

Autores

Menecheli, Lucas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Projeto “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos” (Telles, 2006) (doravante TTD) promove o desenvolvimento de competências linguísticas, discursivas, pedagógicas e sociais bem como auxilia os participantes a desenvolverem suas habilidades interculturais. Cultura é estudada em diversas pesquisas no âmbito da comunicação síncrona promovida pelo TTD (Salomão, 2015; Moretti & Salomão, 2019; e Teles, Zakir e Funo, 2015). Em projetos telecolaborativos, é possível encontrar o que Levy (2007) denomina de cinco dimensões de cultura: (i) como elemento; (ii) como relativa; (iii) como filiada a um grupo; (iv) como contestada e (v) como individual (variável e múltipla). Na modalidade do TTD institucional integrado, uma das tarefas exigidas dos participantes é a escrita de diários reflexivos ao final de cada sessão oral de TTD, a fim de reportarem suas experiências linguístico-culturais. São 666 diários (escritos em língua portuguesa e inglesa) armazenados no MulTec (Multimodal Teletandem Corpus) (Aranha e Lopes, 2019). Por meio dos diários, selecionamos as colocações mais frequentes referentes à palavra cultura (tendo em vista que é um termo “guarda-chuva”) e a SOT referente ao diário na qual encontramos episódios relacionados à cultura (Telles, Zakir e Funo, 2015). O objetivo principal deste trabalho é apresentar como as dimensões de cultura (Levy, 2007) aparecem em sessões orais de teletandem por meio das colocações pesquisadas nos diários escritos em língua portuguesa.
The Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (Telles, 2006) (hence TTD) promotes the development of linguistic, discursive, pedagogical and social competencies and help students develop their intercultural skills. Culture is studied in various researches in synchronous communication in TTD contexts (Salomão, 2015; Moretti e Salomão, 2019; Telles, Zakir e Funo, 2015). In telecollaborative projects it is possible to find what Levy (2015) called facets of culture: (i) as elemental. (ii) as relative; (iii) as membership to a group; (iv) as contested; (v) as individual (variable and multiple). In the integrated institutional teletandem modality, one of the tasks required for the participants is to write diaries at the end of each TTD oral session (hence SOT) in order to report their cultural and linguistic experiences. The 666 diaries are stored in MulTec (Aranha e Lopes, 2019). Through them, we search for the most frequent collocations related to the word “cultura” (since it is an umbrella term) and select the SOT in which there are culture related episodes (Telles, Zakir e Funo, 2015). The objective of this work is to show how the different facets of culture appear in the SOTs through the collocations searched in the diaries written in Portuguese.

Descrição

Palavras-chave

Teletandem, Multec, Cultura, Diários, Culture, Diaries

Como citar