Formação de professores indígenas: limites e perspectivas segundo egressos de um curso de licenciatura intercultural

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-07-15

Autores

Santino, Fernando Schlindwein

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa "Processos formativos, ensino e aprendizagem" no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente/São Paulo, tem como objetivo geral analisar condicionantes e racionalidades que emergem das concepções declaradas pelos agentes formadores e alunos egressos de um curso intercultural, tendo em vista compreender os subsídios teórico-práticos da formação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental, em particular de Matemática. Sabe-se que a Formação de Professores Indígenas no Brasil, a partir da década de 1980, tem se constituído em um campo fértil e rico de pesquisas devido à luta de vários setores da sociedade em prol dos direitos dos povos indígenas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, com vista à caracterização de subsídios teórico-práticos sobre a temática da Formação de Professores Indígenas. Inicialmente desenvolvemos uma pesquisa do tipo estado do conhecimento no campo da Formação de Professores Indígenas, com o objetivo de historiar o que foi produzido em dez anos sobre a temática. O levantamento foi realizado com base nos descritores "formação de professores indígenas", "licenciatura intercultural" e "egressos indígenas" no portal de periódicos da CAPES e da base de dados BDTD entre 2009 a 2019. Em seguida, realizamos uma análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de uma Licenciatura Intercultural Indígena do estado de Mato Grosso do Sul (MS), considerada uma experiência "bem-sucedida". O curso selecionado foi a Licenciatura Intercultural Indígena "Teko Arandu" oferecido pela Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A produção de dados foi realizada por meio de análise documental do PPC e de documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC), além de entrevistas com a coordenação e egressos indígenas do curso, de modo a compreender as proposições e limites do Teko Arandu. Ao final, todas as informações obtidas foram cruzadas, buscando relacionar os dados e concluir a pesquisa. Os resultados do estado do conhecimento evidenciam múltiplas temáticas relacionadas a: saberes tradicionais e conhecimento escolar; Matemática; Interculturalidade; história dos povos indígenas; implementação de curso intercultural; depoimento de coordenadores, professores e egressos sobre os modos de produção e hierarquia dos conhecimentos ditos científicos sobre os conhecimentos culturais indígenas; políticas públicas acerca da Formação de Professores Indígenas; currículo intercultural com foco na realidade; relação teoria e prática e oficinas de estudo. A análise do PPC revelou que há pontos positivos acerca da valorização dos conhecimentos indígenas em consonância com o ensino da Matemática "padrão". Além disso, ao que tudo indica, o projeto é interessante para os povos indígenas do Mato Grosso do Sul, uma vez que considera as especificidades locais e baseia-se na Interculturalidade Crítica e na Etnomatemática. Nas entrevistas os egressos indígenas elogiam a proposta do curso, a metodologia dos professores universitários não indígenas e a presença dos mestres tradicionais. No entanto, dada a importância da Língua Guarani, ressaltam a necessidade da presença de professores indígenas ministrando aulas na Língua Guarani no curso Teko Arandu. Assim como a coordenadora do curso, ressaltam a presença no Teko Arandu do diálogo da universidade com a comunidade indígena, o trabalho articulado de pesquisa realizado no curso e a valorização dos conhecimentos indígenas e não indígenas permeados pela Interculturalidade e pela Etnomatemática, contribuindo para a valorização da cultura, Língua Guarani e identidade indígena. Em termos de resultados, o estudo demonstrou, pela natureza do trabalho de campo, a importância de apresentar e discutir a especificidade da Formação de Professores Indígenas, em particular para o ensino de Matemática. Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), pelo apoio financeiro concedido para a realização desta pesquisa, sob o processo nº 2020/02308-6.
This master's thesis, linked to the research line "Training processes, teaching and learning" in the Graduate Program in Education of the Faculty of Science and Technology of the São Paulo State University (FCT/UNESP), Presidente Prudente/São Paulo, has as general objective to analyze the conditions and rationalities that emerge from the conceptions declared by the training agents and students graduated from an intercultural course, with a view to understanding the theoretical-practical subsidies of the training of teachers of the final years of Elementary School, in particular of mathematics. It is known that the training of indigenous teachers in Brazil, since the 1980s, has become a fertile and rich field of research due to the struggle of various sectors of society in favor of the rights of indigenous. This is a qualitative, descriptiveanalytical research, with a view to characterizing theoretical-practical subsidies on the subject of indigenous teacher training. Initially, we developed state-of-the-art research in the field of Indigenous teacher training, with the objective of chronicling what was produced in ten years on the subject. The survey was carried out based on the descriptors (in portuguese): "formação de professores indígenas", "licenciatura intercultural" and "egressos indígenas" in the CAPES journal portal and the BDTD database between 2009 and 2019. Then, we performed an analysis of the Pedagogical Project Course (PPC) of an indigenous intercultural degree in the state of Mato Grosso do Sul (MS), considered a "successful" experience. The selected course was the Indigenous Intercultural Licentiate "Teko Arandu" offered by the Indigenous Intercultural Faculty (FAIND) at the Federal University of Grande Dourados (UFGD). Data production was carried out through document analysis of the PPC and official documents from the Ministry of Education (MEC), in addition to interviews with the coordinators and indigenous graduates of the course, in order to understand the propositions and limits of Teko Arandu. All the information obtained was cross-referenced, seeking to relate the data and complete the research. The results of the state of knowledge show multiple themes related to: traditional knowledge and school knowledge; math; interculturality; history of indigenous peoples; implementation of an intercultural course; testimony from coordinators, professors and graduates about the modes of production and hierarchy of the so-called scientific knowledge about indigenous cultural knowledge; public policies on the training of indigenous teachers; intercultural curriculum with a focus on reality; theory and practice relationship and study workshops. The analysis of the PPC revealed that there are positive points about the valorization of indigenous knowledge in line with the teaching of "standard" mathematics. Furthermore, it seems that the project is interesting for the indigenous peoples of Mato Grosso do Sul, as it considers local specificities and is based on critical interculturality and ethnomathematics. In the interviews, indigenous graduates praise the course proposal, the methodology of non-indigenous university professors and the presence of traditional teachers. However, given the importance of the Guarani language, they emphasize the need for indigenous teachers to teach classes in the Guarani language in the Teko Arandu course. As well as the course coordinator, the presence at Teko Arandu of the university's dialogue with the indigenous community, the articulated research work carried out in the course and the appreciation of indigenous and non-indigenous knowledge permeated by interculturality and ethnomathematics, contributing to the appreciation of culture, Guarani language and indigenous identity. The study demonstrated, due to the nature of the fieldwork, the importance of presenting and discussing the specificity of indigenous teacher training, in particular for the teaching of mathematics. We thank the São Paulo Research Foundation (FAPESP) for the financial support granted to carry out this research, under process number 2020/02308-6.
Esta disertación de maestría, vinculada a la línea de investigación "Procesos de formación, enseñanza y aprendizaje" en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación de la Facultad de Ciencia y Tecnología de la Universidad Estadual Paulista (FCT/UNESP), campus Presidente Prudente/São Paulo, tiene como objetivo general analizar las limitaciones y racionalidades que emergen de las concepciones declaradas por los agentes de formación y los estudiantes egresados de un curso intercultural, con el fin de comprender los subsidios teóricos y prácticos de la formación de profesores de los últimos años de la enseñanza primaria, en particular de Matemáticas. Se sabe que la Formación de Profesores Indígenas en Brasil, desde la década de 1980, se ha convertido en un campo de investigación fértil y rico debido a la lucha de diversos sectores de la sociedad a favor de los derechos de los pueblos indígenas. Se trata de una investigación cualitativa, descriptiva-analítica, con miras a caracterizar los subsidios teórico-prácticos en el tema de Formación del Profesorado Indígena. Inicialmente, desarrollamos una investigación del tipo estado del conocimiento en el campo de la Formación del Profesorado Indígena, con el objetivo de hacer una crónica de lo producido en diez años sobre el tema. La encuesta se realizó con base en los descriptores (en portugués): "formação de professores indígenas", "licenciatura intercultural" y "egressos indígenas" en el portal de la revista CAPES y la base de datos BDTD entre 2009 y 2019. Luego, se realizó un análisis del Proyecto Pedagógico del Curso (PPC) de una carrera intercultural indígena en el estado de Mato Groso del Sur (MS), considerada una experiencia "exitosa". El curso seleccionado fue la Licenciatura Intercultural Indígena "Teko Arandu" ofrecido por la Facultad Intercultural Indígena (FAIND) de la Universidad Federal de la Grande Dourados (UFGD). La producción de datos se realizó a través del análisis de documentos del PPC y documentos oficiales del Ministerio de Educación (MEC), además de entrevistas con la coordinadora y egresados indígenas del curso, con el fin de comprender las propuestas y límites de Teko Arandu. Al final se cruzó toda la información obtenida, buscando relacionar los datos y completar la investigación. Los resultados del estado del conocimiento muestran múltiples temas relacionados con: el conocimiento tradicional y el saber escolar; Matemáticas; Interculturalidad; historia de los pueblos indígenas; implementación de un curso intercultural; testimonios de coordinadores, profesores y egresados sobre los modos de producción y jerarquía de los llamados saberes científicos sobre los saberes culturales indígenas; políticas públicas de Formación de Maestros Indígenas; currículum intercultural con enfoque en la realidad; relación teoría y práctica y talleres de estudio. El análisis del PPC reveló que hay puntos positivos sobre la valorización de los conocimientos indígenas en línea con la enseñanza de las Matemáticas "estándar". Además, parece que el proyecto es interesante para los pueblos indígenas de Mato Grosso del Sur, ya que considera las especificidades locales y se basa en la Interculturalidad Crítica y la Etnomatemática. En las entrevistas, los egresados indígenas elogian la propuesta del curso, la metodología de los profesores universitarios no indígenas y la presencia de maestros tradicionales. Sin embargo, dada la importancia de la lengua Guaraní, enfatizan la necesidad de que los profesores indígenas dicten clases en el idioma Guaraní en el curso Teko Arandu. Además la coordinadora del curso también habla sobre la presencia en Teko Arandu del diálogo de la universidad con la comunidad indígena, el trabajo de investigación articulado realizado en el curso y la valorización de los saberes indígenas y no indígenas permeados por la Interculturalidad y las Etnomatemáticas, contribuyen a la valorización de cultura, lengua Guaraní e identidad indígena. En cuanto a los resultados, el estudio demostró, por la naturaleza del trabajo de campo, la importancia de presentar y discutir la especificidad de la Formación del Profesorado Indígena, en particular para la enseñanza de las Matemáticas. Agradecemos a la Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) por el apoyo financiero otorgado para la realización de esta investigación, bajo el número de proceso 2020/02308-6.
Ko tembikuatiakue, ojoajúva kytarysýi kuaaha´ã-gui "Processos formativos, ensino e aprendizagem" oiméva hupyty Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente/São Paulo-pe, oreko jehupytyrã ramo ohesa'ÿijo (analisar) haguã teko ha apy´ãreguáva osêva umi temimo'ã he'i ha umi temimbo'e omohu'ãva mbo´esyry arandu kuaaita (intercultural) rehegua, orekóva hembipotápe oikuaa haguã umi pytyvõrã mba´ekuaarã-katupyry mbokatupyry mbo'ehára ipahaitépe-gua ary mitãrusumbo'ehao oñepyrũ- pe, poravpyre Papapykuaa-pe (Matemática). Ojekuaa mbokatupyry mbo´ehára te´ýi (indígena) Brasil-pe, ary 1980 guive, oiko peteî ñu iporãite kuaaha´ã péva jeheka opáichagua vore tekoveaty-gua oipytyvõvo akatúa orekóva ñemoñanga te´ýi-kuera. Kóva peteî kuaaha´ãva qualitativa, descritiva-analítica, orekóva hembipotápe hechauka umi pytyvõrã mba´ekuaarã-katupyry ko mba´e ñembokatupyry mbo’ehára te´ýikuérape rehe. Ñepyrũrã romoheñói peteĩ kuaaha´ã estado do conhecimento rehegua ñu ñembokatupyry mbo’ehára te´ýi-kuérape, hembipotápe ro’historializa umi mba’e ojejapóva pa arýpe ko mba´e rehe. Ko jeheka ojejapo oñemopyendáva umi ñe'ẽngáva (portugués-pe) "formação de professores indígenas", "licenciatura intercultural" ha "egressos indígenas" portal revista CAPES ha base de datos BDTD ary 2009 ha 2019. Upéi, rojapo ñehesa´ỹijo (análises) Projeto Pedagógico de Curso (PPC) orekóva mbo´esyry arandu kuaaita rehegua te´ýi pokatuenda Mato Grosso do Sul (MS), ojehecháva aranduka´aty ñesẽporãmba. Ko mbo'esyry ojeporavóva ha'e kuri Licenciatura Intercultural Indígena "Teko Arandu" oikuave'êva Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)-pe. Oñemotenonde mba´eapopyre ñemomarandu ñehesa´ỹijo kuatia´arandu PPC ha kuatia´arandu pokatúguigua Ministério da Educação (MEC)-gui, ha oĩ avei porandu-ñe´ ẽ mbojevy umi mohendaguãva ha ñesẽ te´ýi mbo´esyry-gua, ikatu haguã oikuaa umi mba'ekuave'ẽmby ha límite orekóva Teko Arandu. Ipahápe, opaite marandu ojehupytýva ojejapo heseguáva juasa, ohekávo ombojoaju umi ñemomarandu ha omohu’ã kuaaha´ã-pe. Umi mba’e ojehupytýva estado do conhecimento-gui ohechauka heta mba´e ojoajúva: mba’ekuaa ymaite guive ha mbo’ehao mba’ekuaa; Papapykuaa; arandu kuaaita rehegua; te´ýi kuéra rembiasakue; omoañetévo peteî mbo´esyry arandu kuaaita rehegua; pe he’iva’ekue mohendaguãva, mbo’ehára ha ñese te´ýi-kuéra rehegua umi teko mba´eapopyre ha tuvicharenda rehegua umi mba’ekuaa científico ojeheróva umi kuaapy (conhecimento) arandukuaa te´ýi rehegua; tekuaimba´e pavẽmba´éva rehegua; mbo’ehára ypykuéra ñembokatupyry rehegua; moñepyrũjey arandu kuaaita orekóva mba´érehegua añetegua rehe; mba´ekuaarã- katupyry mbojupyty ha tekombo´e mbo’ehára mba´apoha-kuéra rehegua. Ñehesa´ỹijo PPC ohechauka oîha kyta añetéva oñemomba'évo umi kuaapy te´ýi ojoajúva mbo'epy Papapykuaa "ha´eñóva". Avei, ha’ete ku iñinteresanteva ko apopyrã umi ñemoñanga te´ýi Mato Grosso do Sul-pe guarã, ohechágui ha´eñóva tenda ha oñemopyendáva arandu kuaaita rehegua ha Etnomatemática rehe. Umi porandu-ñe´embojevy-pe, umi ñesẽ te´ýi omomba'e guasu henduka pe mbo´esyry, aporekoaty orekóva umi mbo'ehára upéva ombo’e mbo´ehavusu ndaha'éiva te´ýi ha oîha mbo'ehára marani rehegua. Ha katu, ojehechávo tuicha mba’eha Guarani ñe’ê, omomba’eguasu hikuái tekotevêha mbo’ehára te´ýi ombo’e mbo’esyry Guarani ñe’ême mbo’esyry Teko Arandu-pe. Péicha avei mohendaguãva mbo´esyry,oĩva Teko Arandu-pe ñomongeta mbo´ehavusu orekóva avarekoha te´ýi ndive, tembiapo kuaaha´ãva mbojupyty omotenondéva guerojera ha omomba'eguasúva umi kuaapy te´ýi ha kuaapy ndaha’éi te´ýi oipysóva arandu kuaaita rehegua ha Etnomatemática, oipytyvõva omomba'eguasúvo pe arandukuaa, ñe'ẽ Guarani-me ha identidade te´ýi rehegua. Oñe'êvo py´amongeta ko tembikuatiakue rehe, ohechauka, péva tekóra orekóva tembiapo ñu, momba´etéva orekóva ohechaukava ha oñomongeta ha´eñóva orekóva ñembokatupyry mbo’ehára te´ýi-kuérape, poravpyrepe mbo'epy Papapykuaa-pe guarã. Roaguyjeme’ẽ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-pe oipytyvõ haguére viru rupive ojejapo haguã ko kuaaha´ã, apopa´ỹva papapy 2020/02308-6 rupive.

Descrição

Palavras-chave

Formação inicial de professores, Formação inicial de professores indígenas, Licenciatura intercultural, Etnomatemática, Interculturalidade, Initial teacher training, Initial training of indigenous teachers, Intercultural degree, Ethnomathematics, Interculturality, Formación inicial del profesorado, Formación inicial de profesores indígenas, Grado intercultural, Etnomatemáticas, Interculturalidad

Como citar