Diálogo entre revistas e redes sociais: paródia e carnavalização no discurso sobre mulher e política

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Data

2019-07-31

Autores

Fernandes, Marília Guimarães [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Essa pesquisa analisa o diálogo que se deu entre revistas e redes sociais, em que, no momento histórico do impeachment da presidente Dilma Roussef, vimos emergir discursos que diziam respeito não só a ela, mas também à condição de uma mulher em situação de poder. Buscamos compreender os conflitos de valores sobre a mulher na inter-relação dos discursos da mídia impressa de grande circulação e das redes sociais. Ou seja, analisamos como se dá o ato responsivo ativo nos discursos produzidos por meio de hashtags e memes nas redes sociais em réplica aos discursos das revistas. O recorte temporal da pesquisa é o período que compreende o contexto político de impeachment da presidente Dilma (dezembro/2015 a dezembro/2016). O corpus consiste na capa da revista IstoÉ (01/04/2016), que traz uma foto de Dilma Roussef representada com um rosto de quem está gritando acompanhada do texto verbal que menciona a sua falta de controle; o meme que, em resposta, parodia essa capa e foi veiculado no facebook, com a hashtag #istoémachismo; a reportagem da revista Veja intitulada “Marcela Temer: bela, recatada e do lar” (18/04/2016), em que a esposa do então vice-presidente Michel Temer é descrita com alguns valores sociais sobre a mulher; e, por fim, selecionamos 11 memes que respondem a essa reportagem e foram veiculados nas redes sociais acompanhados da hashtag #belarecatadaedolar. Fizemos a seleção por meio de busca no Google e Facebook, e escolhemos páginas e não perfis pessoais e também memes com imagens de pessoas públicas, famosas, ou com ilustrações. Usamos estudos no interior da Análise Dialógica do Discurso, fundamentada no arcabouço teórico do Círculo de Bakhtin, com foco em: ideologia, signo ideológico, conflito de valores, gêneros do discurso, enunciado concreto, compreensão responsiva ativa, carnavalização e paródia (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2014. BAKHTIN 2000, 2010a, 2010c. VOLÓCHINOV, 2017 ), verbo-visualidade (BRAIT, 2007, 2009, 2011, 2013). Investigamos o uso da carnavalização e da paródia em memes que respondem às revistas, os conflitos de valores sobre a mulher em gêneros diferentes do discurso, cuja materialidade é verbo-visual (capa de revista, reportagem, memes), e, por fim, como se dão os conflitos ideológicos sobre a mulher e suas conquistas no espaço público e privado a partir da representação midiática de Dilma Roussef e Marcela Temer. A partir das análises, compreendemos a complexidade do conflito ideológico, que não deve ser pensado de forma polarizada, mas analisado em sua complexidade, já que vimos discursos de resistência ainda vinculados a valores do discurso oficial, e vimos que as perspectivas ideológicas das mídias e a opinião do público sobre elas são mutáveis. Por fim, compreendemos que a liberdade de escolha da mulher está ligada com sua atuação nos espaços públicos e privados.
This research analyzes the dialogue occurred between magazines and social media, where it was possible to see the rise of discourses regarding not only the person of former Brazilian President Dilma Rousseff, but also the status of a woman in a position of power, during the historical context of her impeachment. We aim to understand the conflict of values about women in the interrelation of mass-circulation print media and social media. In other words, we analyzed the active responsive act in discourses produced through hashtags and memes on social networks as a response to the magazines’ discourses. In this research, we have investigated material published during the political context of Rousseff’s impeachment (December 2015 to December 2016). The corpus comprises the IstoÉ magazine cover (April 1st, 2016), which shows a picture of a seemingly screaming Dilma Rousseff accompanied by a verbal text which mentions her lack of control; a meme which parodies this magazine cover and was shared on Facebook with the hashtag #istoémachismo (loosely translated as #thisismachismo or #thisissexism); a news story published by Veja magazine on April 18th, 2016, named “Marcela Temer: bela, recatada e do lar” (Marcela Temer: beautiful, discrete and housewife), where the wife of thenVice-President Michel Temer is described with some social values around women; and, finally, we have selected 11 memes produced as a response to this news story, which have been shared on social media with the hashtag #belarecatadaedolar. This corpus was selected through Google and Facebook searches and we have chosen pages and nonpersonal profiles, as well as memes depicting public personalities and famous people or with illustrations. We have used studies within the Dialogical Discourse Analysis based on the theoretical framework of the Bakhtin Circle, focusing on ideology, ideological sign, conflict of values, discourse genres, concrete utterance, active responsive understanding, carnivalization and parody (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2014. BAKHTIN 2000, 2010a, 2010c. VOLÓCHINOV, 2017) and verbal-visuality (BRAIT, 2007, 2009, 2011, 2013). We have investigated the use of carnivalization and parody in memes which respond to the magazines, the conflicts of values around women in different discourse genres whose materiality is verbal-visual (magazine cover, news story, memes) and, finally, the ideological conflicts about women and their achievements in both public and private spheres through the media representation of Dilma Rousseff and Marcela Temer. With these analyses, we could understand the complexity of the ideological conflict, which should not be regarded in a polarized fashion, but in its entire complexity, since we have already seen resistance discourse still linked to values of the official discourse and since we have seen that the ideological perspective of media and the changeability of the public opinion about it. Finally, we could understand that women’s freedom of choice is linked to their acts in both public and private spheres

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Palavras-chave

Dialogue between media, Clash of ideology, Parody, Carnivalization, Women, Politics, Diálogo entre mídias, Embate ideológico, Paródia, Carnavalização, Mulher, Política

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