Uma proposta de metodologia para o ensino do basquetebol

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-08-01

Autores

Souza, Samuel Campos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O esporte quando praticado na infância e adolescência pode ser valioso para o desenvolvimento de aspectos físicos, cognitivos, psicológicos e sociais, além de participar da formação da vontade e caráter. Como modalidade esportiva, o basquete oferece, através de suas características específicas, um ambiente favorável para trabalhar fatores importantes para seus praticantes. Sendo assim, o objetivo do presente estudo, caracterizado como desenvolvimento de técnica e/ou produto, foi criar uma metodologia de basquetebol para crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 17 anos que esteja alinhada à literatura científica recente da psicologia e pedagogia do esporte. Para isso, foram formuladas diretrizes práticas para preparação de aulas, levando em conta aspectos externos, como os pais e/ou responsáveis, a instituição e os professores, colocando sempre os alunos em primeiro lugar e propondo modelos de aula para exemplificação. Por fim, concluiu-se que é de suma importância que o aluno, em toda a sua integralidade e complexidade, seja o foco de uma metodologia de ensino-aprendizagem para que seu desenvolvimento esportivo e pessoal possa ser otimizado ao máximo.
When practiced in childhood and adolescence, sport can be valuable for the development of physical, cognitive, psychological and social aspects, in addition to participating in the formation of will and character. As a sport, basketball offers, through its specific characteristics, a favorable environment to work on important factors for its practitioners. Therefore, the objective of the present study, characterized as a product development, was to create a basketball methodology for children and adolescents aged between 7 and 17 years that is aligned with the recent scientific literature on psychology and sport pedagogy. Therefore, practical guidelines were formulated for class preparation, taking into account external aspects, such as parents and/or guardians, the institution and teachers, always putting students first and proposing class models for exemplification. Finally, it was concluded that it is import that the student, in all its complexity, be the focus of a methodology so that their sports and personal development can be optimized to the maximum.

Descrição

Palavras-chave

Basquetebol, Psicologia do esporte, Pedagogia do esporte, Basketball, Sports psychology, Sports pedagogy

Como citar