A transformação do repórter e o seu encontro com a natureza: a diferença de olhar do Sebastião Salgado em “Êxodos” e “Gênesis”

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Data

2022-09-21

Autores

Furlan, Lívia Maria de Oliveira

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Sebastião Salgado é referência mundial pela sua fotografia social, que historicamente retratou pessoas em situações de pobreza, miséria, em tragédias e em movimentações da sociedade que influenciaram as migrações humanas no globo terrestre. Dessas histórias, originaram-se obras como Êxodos, a qual, quando terminada sua produção, levou Salgado à depressão. Por isso, o fotógrafo e sua esposa, Lélia, voltaram para Aimorés (MG), a fim de cuidar da antiga fazenda dos pais de Salgado. Ali, viu a degradação ambiental. Uma terra tão doente quanto ele mesmo estava. Foi sua esposa quem teve a ideia de reflorestar a Mata Atlântica naquele pedaço de terra assoreado e sem vida. Criou-se o Instituto Terra e, junto com ele, Sebastião Salgado obteve a cura para sua depressão. Deste modo, fotografou 32 reportagens durante oito anos, retratando o que ainda há de puro ecologicamente no mundo. As fotografias deram origem à obra Gênesis. A partir desse conhecimento, a presente pesquisa questionou como teria ocorrido a mudança de olhar do fotógrafo de Êxodos para Gênesis e o que mudou na hora de Salgado fazer fotografia. O objetivo foi o de descobrir se, através da aproximação do fotógrafo com o objeto a ser registrado, a fotografia teria a capacidade de construir uma transformação no agente fotográfico. Para isso, utilizou-se o levantamento bibliográfico e a entrevista aberta em profundidade para aprofundar o conhecimento sobre o Salgado e suas obras. E, para análise das fotos, usou-se a metodologia das conotações, híbrida das teorias de Barthes (2000) e Eco (1997). Esse método se fez necessário para decompor as fotografias em seus elementos e analisá-los de modo a interpretar suas conotações e compreender as alterações do fotógrafo em seu trabalho. Os resultados obtidos enfatizam a mudança vivida por Sebastião graças ao seu contato com a natureza através do Instituto Terra; a essência de suas fotografias; e mantém o questionamento sobre o paradigma da aproximação entre jornalistas e seus objetos de trabalho.
Sebastião Salgado is a world reference for his social photography, which historically revealed human beings in situations of poverty, misery, tragedies and in society's movements that influenced human migrations across the globe. From these stories, works such as Êxodos originated, which, when its production ended, took Salgado into depression. Because of this, the photographer and his wife, Lélia, returned to Aimorés (MG) to take care of the old farm belonging to Salgado's parents. There, he saw environmental degradation. A land as sick as he himself was. It was his wife who had the idea of reforesting the Atlantic Forest on that silted and lifeless piece of land. Instituto Terra was created and, together with it, Sebastião Salgado obtained a cure for his depression. As a result, he photographed 32 reports over eight years, portraying what is still ecologically pure in the world. The photographs gave rise to the work Genesis. Based on this knowledge, the present research questioned how the photographer's change of view from Exodus to Genesis would have occurred and what changed when Salgado made photography. The objective was to find out if, through the photographer's approach to the object to be recorded, photography would have the capacity to build a transformation in the photographic agent. For this, we used the bibliographic survey and the open in-depth interview to deepen the knowledge about Salgado and his works. And, for the analysis of the photos, the methodology of connotations was used, a hybrid of the theories of Barthes (2000) and Eco (1997). This method was necessary to decompose the photographs into their elements and analyze them in order to interpret their connotations and understand the photographer's changes in his work. The results obtained emphasise the change experienced by Sebastião thanks to his contact with nature through Instituto Terra; the essence of your photographs; and maintains the questioning about the paradigm of approximation between journalists and their objects of work.

Descrição

Palavras-chave

Jornalismo, Comunicação, Fotografia, Sebastião Salgado, Metodologia das Conotações, Journalism, Communication, Photography, Methodology of Connotations

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