A modelagem de acessórios de moda em 3D: uma proposta de abordagem para o ensino de manufatura aditiva para aluno de design de moda

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-09-30

Autores

Brito, Débora Mizubuti

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O ensino da disciplina de modelagem é tema recorrente de pesquisas no âmbito do Design de Moda. Nota-se que existe grande ênfase no estudo da modelagem do vestuário, no que tange a produtos vestíveis, considerando a modelagem de superfícies têxteis. A indústria da moda abrange diferentes categorias de produtos e, no entanto, a maioria das disciplinas de modelagem em cursos superiores não abordam o desenvolvimento de modelagem em 3D para produtos não têxteis. Considerando a formação ampla do aluno de design de moda referente a processos de modelagem, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de abordagem de ensino do desenvolvimento de produtos em 3D e os aspectos do processo de manufatura aditiva direcionado para o aluno de design de moda. A metodologia adotada é composta por revisão de literatura e pesquisa-ação. Os dados levantados foram essenciais para determinar o modelo sugerido, que apresenta etapas sequenciais, e considera o conhecimento prévio do aluno como ponto de partida. Por meio de metodologia ativa o modelo proporciona aprendizado significativo no desenvolvimento de produtos de moda não têxteis em 3D, auxiliado pelo uso de software de criação Blender. A pesquisa obteve resultados positivos e um deles foi a criação de uma disciplina de manufatura aditiva, inserida na matriz curricular do curso de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana.
The teaching of the modeling discipline is a recurrent theme of research in the scope of Fashion Design. Note that there is great emphasis on the study of clothing modeling, which concerns wearable products, considering the modeling of textile surfaces. The fashion industry spans different product categories but most modeling disciplines in higher education courses do not approach 3D modeling development for non-textile products. Considering the complete academic education of the fashion design student, this research aims to present a proposal for an approach to teaching the development of 3D products and aspects of the additive manufacturing process oriented to the fashion design student. The methodology adopted is composed of literature review and action research. The data collected were essential to determine the suggested model, which presents sequential steps, and considers the student's prior knowledge as a starting point. Through active methodology, the model provides significant learning in the development of non-textile 3D fashion products, aided using Blender creation software. The research obtained positive results and one of them was the creation of a discipline of additive manufacturing, inserted in the curricular matrix of the Fashion Design course of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana.

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Modelagem, Manufatura Aditiva, Desenvolvimento 3D, Teaching, Modeling, Additive manufacturing, 3D development

Como citar