Estágio supervisionado em serviço social e o trabalho de conclusão de curso: um estudo relacional da formação profissional dos/das assistentes sociais nas instituições de ensino superior de Angola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-11-11

Autores

Muondo, Daniel Luciano

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O estudo aborda a temática do estágio supervisionado em Serviço Social e o Trabalho de Conclusão de Curso, na linha de pesquisa do Serviço Social, Trabalho e Formação Profissional, numa análise relacional das Instituições de Ensino Superior de Angola. Desse modo, foram estudados o Instituto Superior João Paulo II, da Universidade Católica de Angola e a Faculdade de Serviço Social, da Universidade de Luanda, ambos localizados em Luanda, os únicos cursos de graduação na formação profissional dos/das Assistentes Sociais nesta cidade. Em concreto, a abordagem da problemática faz uma constatação, do nível de organização das instituições formadoras, sobretudo, da qualidade do processo do estágio supervisionado e sua contribuição na produção científica, enquanto componentes curriculares, que possuem especificidades, na graduação em Serviço Social. Neste sentido, o estudo da temática reside no fato de que, os estudantes que realizam a formação profissional em Serviço Social, em Angola vivenciam algumas dificuldades no processo organizativo e de inserção nos campos de estágio supervisionado, cuja situação interfere negativamente na aprendizagem. Assim sendo, a importância do estágio supervisionado em Serviço Social constitui um ponto de partida na iniciação científica, pois que, a identificação do tema decorre do processo de observação e diagnóstico, realizados na instituição, ou comunidade, em virtude das demandas constatadas. Desse ponto de vista, em geral, a pesquisa analisa a contribuição do estágio supervisionado, para a produção científica, na formação profissional em Serviço Social. Nesta perspectiva, a coleta de dados foi baseada no levantamento, a partir da autorização das instituições formadoras, sobretudo, no acesso aos trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos estudantes, entre os anos de 2017 a 2021. A propósito, foram analisadas 158 pesquisas, com a utilização de uma abordagem mista, considerando a necessidade da análise do conteúdo dos dados obtidos e do número de trabalhos produzidos, no período pesquisado, com base teórica no marxismo, enquanto abordagem que considera a historicidade dos processos sociais e dos conceitos, bem como as condições sociais, ao propor uma perspectiva dialética, analisando os dois institutos. Também, o estudo consistiu na metodologia do estado da arte, conhecendo as temáticas, os espaços de realização de estágio supervisionado e as áreas de produção científica, permitindo maior aproximação à realidade da formação profissional dos discentes. Assim, o estudo realizado em contexto da pandemia de Covid-19, afigurou-se desafiador, ao nível do estágio supervisionado, que conduziu à elaboração dos trabalhos de fim de curso. Por outro lado, esta pesquisa constitui-se num instrumento, que proporciona subsídios, para a melhoria da formação profissional de Assistentes Sociais em Angola, considerando as dificuldades encontradas na supervisão de estágio, apontando as possíveis alternativas de enfrentamento. Portanto, com esta pesquisa, constatou-se o nível de organização do estágio supervisionado em Serviço Social, os espaços de sua realização, as temáticas mais estudadas e respectivas áreas de produção científica, considerando a necessidade de divulgação dos estudos, junto das instituições, para o reconhecimento e valorização da categoria profissional dos/das Assistentes Sociais.
The study addresses the subject of supervised internship in Social Work and Course Completion Work, in the line of research on Social Work, Work and Vocational Training, in a relational analysis of Higher Education Institutions in Angola. In this way, the Instituto Superior João Paulo II, of the Catholic University of Angola and the Faculty of Social Service, of the University of Luanda, both located in Luanda, the only graduation courses in the professional training of Social Workers in this city, were studied. Specifically, the approach to the problem confirms the level of organization of the educational institutions, above all, the quality of the supervised internship process and its contribution to scientific production, as curricular components, which have specificities, in the graduation in Social Work. In this sense, the study of the theme resides in the fact that students who carry out professional training in Social Work in Angola experience some difficulties in the organizational process and insertion in the fields of supervised internship, whose situation negatively interferes with learning. Therefore, the importance of the supervised internship in Social Work constitutes a starting point in scientific initiation, since the identification of the theme stems from the observation and diagnosis process, carried out in the institution, or community, due to the demands observed. From this point of view, in general, the research analyzes the contribution of the supervised internship, for the scientific production, in the professional formation in Social Work. In this perspective, data collection was based on the survey, based on the authorization of the educational institutions, above all, on access to the course completion works produced by the students, between the years 2017 to 2021. By the way, 158 surveys were analyzed, with the use of a mixed approach, considering the need to analyze the content of the data obtained and the number of works produced, in the period researched, with a theoretical basis in Marxism, as an approach that considers the historicity of social processes and concepts, as well as social conditions, by proposing a dialectical perspective, analyzing the two institutes. Also, the study consisted of state-of-the-art methodology, knowing the themes, spaces for carrying out supervised internships and areas of scientific production, allowing a closer approximation to the reality of students' professional training. Thus, the study carried out in the context of the Covid-19 pandemic, proved to be challenging, in terms of the supervised internship, which led to the preparation of the end of course work. On the other hand, this research constitutes an instrument, which provides subsidies, for the improvement of the professional formation of Social Workers in Angola, considering the difficulties found in the supervision of internship, pointing out the possible alternatives of confrontation. Therefore, with this research, it was verified the level of organization of the supervised internship in Social Work, the spaces of its realization, the most studied themes and respective areas of scientific production, considering the need to disseminate the studies, among the institutions, to the recognition and appreciation of the professional category of Social Workers.
El estudio aborda el tema de la pasantía supervisada en Trabajo Social y Trabajo de Finalización de Curso, en la línea de investigación Trabajo Social, Trabajo y Formación Profesional, en un análisis relacional de las Instituciones de Enseñanza Superior en Angola. De esta forma, el Instituto Superior João Paulo II, de la Universidad Católica de Angola y la Facultad de Servicio Social, de la Universidad de Luanda, ambos con sede en Luanda, los únicos cursos de graduación en la formación profesional de Trabajadores Sociales en esta ciudad, fueron estudiados. Específicamente, el abordaje del problema confirma el nivel de organización de las instituciones educativas, sobre todo, la calidad del proceso de pasantía supervisada y su contribución a la producción científica, como componentes curriculares, que tienen especificidades, en la carrera de Trabajo Social. En ese sentido, el estudio del tema radica en que los estudiantes que realizan la formación profesional en Trabajo Social en Angola experimentan algunas dificultades en el proceso organizativo y de inserción en los campos de prácticas tuteladas, cuya situación interfiere negativamente en el aprendizaje. Por lo tanto, la importancia de la pasantía supervisada en Trabajo Social constituye un punto de partida en la iniciación científica, ya que la identificación del tema parte del proceso de observación y diagnóstico, realizado en la institución, o comunidad, en función de las demandas observadas. Desde este punto de vista, en general, la investigación analiza la contribución de la pasantía supervisada, para la producción científica, en la formación profesional en Trabajo Social. En esta perspectiva, la recolección de datos se basó en la encuesta, con base en la autorización de las instituciones educativas, sobre todo, en el acceso a los trabajos de finalización de curso elaborados por los estudiantes, entre los años 2017 a 2021. Por cierto, 158 encuestas fueron analizados, con el uso de un enfoque mixto, considerando la necesidad de analizar el contenido de los datos obtenidos y la cantidad de obras producidas, en el período investigado, con base teórica en el marxismo, como un enfoque que considera la historicidad de los procesos sociales y conceptos, así como las condiciones sociales, proponiendo una perspectiva dialéctica, analizando los dos institutos. Asimismo, el estudio consistió en metodología de punta, conociendo las temáticas, espacios para la realización de pasantías tuteladas y áreas de producción científica, permitiendo una mayor aproximación a la realidad de formación profesional de los estudiantes. Así, el estudio realizado en el contexto de la pandemia de la Covid-19, resultó ser un desafío, en cuanto a la pasantía supervisada, lo que llevó a la elaboración del trabajo de fin de curso. Por otro lado, esta investigación constituye un instrumento, que proporciona subsidios, para la mejora de la formación profesional de los Trabajadores Sociales en Angola, considerando las dificultades encontradas en la supervisión de prácticas, apuntando las posibles alternativas de confrontación. Por lo tanto, con esta investigación, se verificó el nivel de organización de la pasantía supervisada en Trabajo Social, los espacios de su realización, los temas más estudiados y las respectivas áreas de producción científica, considerando la necesidad de difundir los estudios, entre las instituciones, al reconocimiento y valoración de la categoría profesional de Trabajadores Sociales.

Descrição

Palavras-chave

Serviço social, Formação Profissional, Produção científica, Estágio supervisionado, Social work, Professional qualification, Scientific production, Supervised internship, Trabajo social, Formación profesional, Producción científica, Pasantía supervisada

Como citar