Aplicação de PDCA e SDCA para melhorias e padronização de processos do laboratório clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu

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Data

2022-12-01

Autores

Arruda, Isabela Cristina de

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: com o aumento da complexidade dos serviços de saúde, cresce a necessidade de olhar para a gestão da qualidade. Muitos hospitais não possuem certificação e acreditação, apesar de terem um olhar voltado para qualidade. O mesmo acontece com os laboratórios clínicos ativos no Brasil, que são poucos os acreditados. Objetivo: considerando o foco em obter uma certificação de qualidade para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, o objetivo foi descrever o início da padronização e as propostas de melhorias dos processos do Laboratório Clínico do hospital, utilizando as ferramentas de gestão da qualidade: SIPOC, PDCA e SDCA. Metodologia: a coleta de informações ocorreu durante o período de novembro de 2021 a março de 2022, através de pesquisa de campo e entrevista não estruturada. Foi feita construção do Mapa de Processos, aplicação do PDCA para melhorias de resultados e SDCA para estabilização de processos. Resultados e Discussão: 10 mapas de processos (SIPOCs), 53 POPs, 3 reuniões, 23 pontos de melhorias, sugestões e constatações, abrindo margem para avaliação e identificação de erros, que mesmo pequenos, fazem diferença na operação. Os resultados mostram que a documentação e gestão do conhecimento acerca dos processos é muito importante e um primeiro passo, mas o ciclo continua e é necessário o treinamento dos funcionários com base nos documentos padronizados e a atenção constante da gerência sobre as melhorias. Conclusão: é importante entender sobre Qualidade e Segurança do Paciente para excelência da assistência, diagnósticos oferecidos e satisfação dos usuários. As ferramentas de PDCA e SDCA apresentadas, mostram-se promissoras para serem aplicadas em diferentes áreas, trazendo bons resultados para muitas organizações.
Introduction: with the increasing complexity of health services, the need to look at quality management grows. Many hospitals do not have certification and accreditation, despite having a focus on quality. The same happens with clinical laboratories active in Brazil, which are few accredited. Objective: considering the focus on obtaining a quality certification for the Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, the objective was to describe the beginning of the standardization and the proposals for improving the processes of the clinical laboratory of the hospital, using the management tools of the quality: SIPOC, PDCA and SDCA. Methodology: the collection of information took place during the period from November 2021 to March 2022, through field research and unstructured interview. The Process Map was built, the PDCA was applied to improve results and the SDCA was used to stabilize processes. Results and Discussion: 10 process maps (SIPOCs), 53 SOPs, 3 meetings, 23 points for improvement, suggestions and findings, making room for the evaluation and identification of errors, which even small ones, make a difference in the operation. The results show that the documentation and management of knowledge about the processes is very important and a first step, but the cycle continues and it is necessary to train employees based on standardized documents and constant attention from management on improvements. Conclusion: it is important to understand Quality and Patient Safety for excellence in care, diagnoses offered and user satisfaction. The presented PDCA and SDCA tools show promise to be applied in different areas, bringing good results for many organizations.

Descrição

Palavras-chave

Qualidade, Ferramenta, Laboratório clínico

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