Desenvolvimento da oralidade do aluno a partir da literatura infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-10-07

Autores

Bernardo, Rafaele da Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de promover um estudo sobre a oralidade em sala de aula, destacando a importância dessa atividade como um instrumento de comunicação para a criança, formação de sua consciência crítica, ampliação do conhecimento e socialização. Busca investigar por meio da pesquisa bibliográfica como a linguagem oral é trabalhada e é notório que seu ensino ocorre de maneira limitada e superficial, se comparado à leitura e escrita, onde se dá maior atenção. Dessa forma, propôs-se uma pesquisa bibliográfica aprofundada, a partir de artigos, dissertações, teses, livros e demais obras encontradas no Google Acadêmico, que tratam sobre esse tema e as diversas atividades que podem ser realizadas com o intuito de desenvolver a oralidade dos alunos do Ensino Fundamental, para que possam atuar em diferentes situações comunicativas, interagir, se expressar bem, criticar e intervir ativamente na sociedade. Existem inúmeras alternativas para trabalhar a oralidade. A fábula, gênero constituinte da Literatura Infantil, foi escolhida como objeto de análise, pois apresenta-se como uma rica possibilidade para os estudantes aprenderem e desenvolverem suas habilidades no que diz respeito à linguagem falada.
This course conclusion work aims to promote a study on the importance of the classroom, highlighting its importance as an instrument of critical awareness for the child, informed of knowledge and socialization. It seeks to investigate through bibliographic research how oral language is worked, and it is notorious that its way is limited and superficial, compared to reading and writing, where attention is paid. From research, books, and comprehensive studies that can be presented with the orality development of Elementary School articles, so that they can act in communicative situations, interact, express themselves actively well, criticize and intervene in society. There are numerous alternatives for working orality. The fable, constituting the genre of Children's Literature, was chosen as the object of analysis, because presents itself as a rich possibility for students to learn and develop their skills with regard to spoken language.

Descrição

Palavras-chave

Oralidade, Literatura infantil, Fábula, Ensino fundamental, Orality, Children's literature, Fable, Elementary school

Como citar