A alfabetização em tempos de pandemia: revisão de literatura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-11-09

Autores

Santana, Yasmin Nogueira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A importância do ato de saber ler e escrever está fundamentada na concepção de que a comunicação é um dos aspectos essenciais para o desenvolvimento intelectual e cultural do ser humano. Contudo, apesar desta evidente necessidade, o problema do analfabetismo sempre marcou o contexto histórico do Brasil. Ademais, explicita-se também o agravante estabelecido pelo contexto da pandemia da Covid-19, no ano de 2020/2021, que, devido à imposição do ensino remoto, sem as estruturas necessárias para tal, corrobora ainda mais para essa questão, uma vez que, muitas crianças não conseguem ter acesso as aulas online, quando estas ocorrem, por questões inúmeras. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico em que se descreva trabalhos sobre alfabetização, sobretudo que tratem sobre as consequências da pandemia para a aprendizagem de alunos da Educação Básica do primeiro ciclo do ensino fundamental. Intenta-se compreender o que os autores descrevem como as consequências da pandemia para a alfabetização de crianças brasileiras. Entre março e maio de 2020 saiu o primeiro informe intitulado “Retratos da Educação no Contexto da Pandemia do Coronavírus – Perspectivas em Diálogo” que sinalizou a triste realidade de dezenas de milhares de crianças que abandonaram a escola e informa que teremos um atraso considerável na aquisição da leitura e escrita de escolares. A metodologia é de natureza documental qualitativa em que foi feita uma revisão bibliográfica direcionada para trabalhos que constam no banco de dados do Google Scholar (Google Acadêmico). Os trabalhos que compuseram a amostra foram analisados com base nos seguintes critérios: local e tipo da pesquisa, ano de publicação, objetivos, instrumentos e principais resultados. foram descritos os principais resultados e feitas análises com embasamento na literatura acadêmica. Ressalta-se a importância de estudos como este, uma vez que a análise e o monitoramento de dados referentes ao nível de aprendizagem alcançado pelos alunos, ao longo do processo de alfabetização, reflete em avaliações internacionais e nacionais, o que classifica o país e revela sua situação em comparação com outros países em situação similar, quando se pensa na estrutura da escola pública de educação básica. Acredita-se que este projeto irá contribuir para compreender nossa realidade e para futuras reflexões sobre a formação de professores em cursos de Pedagogia e demais licenciaturas, considerando a situação vivida e a necessidade de recursos tecnológicos e atividades para o ensino, seja remoto ou presencial.
The importance of knowing how to read and write is based on the conception that communication is one of the essential aspects for the intellectual and cultural development of the human being. However, despite this evident need, the problem of illiteracy has always marked the historical context of Brazil. In addition, the aggravating factor established by the context of the Covid-19 pandemic, in the year 2020/2021, is also made explicit, which, due to the imposition of remote teaching, without the necessary structures for this, further corroborates this issue, since that many children are unable to access online classes, when they occur, for numerous reasons. Thus, this research aimed to carry out a bibliographic survey in which works on literacy are described, especially those dealing with the consequences of the pandemic for the learning of Basic Education students of the first cycle of elementary education. It is intended to understand what the authors describe as the consequences of the pandemic for the literacy of Brazilian children. Between March and May 2020, the first report entitled "Portraits of Education in the Context of the Coronavirus Pandemic - Perspectives in Dialogue" was published, which signaled the sad reality of tens of thousands of children who dropped out of school and informs that we will have a considerable delay in acquiring of reading and writing of schoolchildren. The methodology is of a qualitative documentary nature in which a bibliographic review was carried out aimed at works that are in the database of the Scientific Electronic Library OnLine (Scielo), Google Scholar (Google Scholar), UNESCO documents or others. The works that composed the sample were analyzed based on the following criteria: place and type of research, year of publication, objectives, instruments and main results. the main results were described and analyzes were carried out based on the academic literature. The importance of studies like this one is highlighted, since the analysis and monitoring of data referring to the level of learning achieved by students, throughout the literacy process, is reflected in international and national assessments, which classifies the country and reveals its situation in comparison with other countries in a similar situation, when thinking about the structure of the public school of basic education. It is believed that this project will contribute to understanding our reality and to future reflections on teacher training in Pedagogy courses and other degrees, considering the situation experienced and the need for technological resources and activities for teaching, whether remote or face-to-face.

Descrição

Palavras-chave

Alfabetização, Covid-19, Educação, Education, Pandemic, Literacy

Como citar